Garantia de qualidade mecânica: a etapa seguinte da ConfiabilidadeA qualidade dos equipamentos e processos em uma planta industrial é primordial para a capacidade da empresa em conduzir a confiabilidade das máquinas e processos de produção. Confiabilidade não é considerada uma ciência e, portanto, deve ser um fator totalmente acessível para se alcançar. Para que isso seja possível, todas as etapas que envolvem a produção, desde a elaboração dos projetos até a escolha e compra de suprimentos, passando pela construção, instalação, manutenção e operação das máquinas devem ser minimamente planejadas e detalhadas com o intuito de se obter a confiabilidade em todas as fases abrangidas na produção.

A garantia de qualidade mecânica é uma prática em muitas indústrias, na maioria dos casos, concentra-se na qualidade do produto final, seja na produção de produtos farmacêuticos, de consumo ou eletrônicos. Com tantas semelhanças entre GQ e confiabilidade, é curioso verificar que existem poucas empresas aplicando o controle de qualidade como um meio para conduzir a melhoria contínua da manutenção e da confiabilidade.

Uma visão mais ampla do método de GQ consiste basicamente em alguns pilares, tais como: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processos, melhoria contínua, decisões baseadas em fatos, abordagem sistêmica para gestão e relacionamento benéfico entre fornecedores e fabricantes. Para elaborar um programa de Garantia de Qualidade Mecânica com total confiabilidade, é preciso que seis procedimentos façam parte do planejamento: controle de documentos, controle dos registros, auditoria interna, controle de produtos em não-conformidade, ações preventivas e ações corretivas.

Há certos pontos que precisam ser estudados da forma correta e aplicados seguindo algumas regras para que apresentem resultados positivos. Eles incluem o apoio da alta gerência, funcionários treinados e dedicados e um clima de profissionalismo no grupo de GQ para manter a integridade do programa. No entanto, confidencialidade das informações é fundamental, especialmente quando se trata de fornecedores externos. Embora a certificação não seja necessária, o objetivo de um programa de GQ deve ser conseguir a certificação para promover o profissionalismo do programa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção