A importância de um engenheiro de confiabilidadeGrandes corporações e pequenas empresas finalmente estão percebendo a necessidade de se manter a confiabilidade nos processos de produção. Contudo, essa tarefa exige um estudo e análises específicas, onde se torna extremamente importante a figura de um profissional gabaritado no assunto: o engenheiro de confiabilidade. Essa carreira ainda é relativamente nova, no entanto, na medida em que as companhias sentem a necessidade de padronizar os processos e são criados indicadores que permitem a coleta de dados e mensuração de resultados, os engenheiros especializados em confiabilidade conquistam maior espaço no mercado de trabalho e no segmento industrial.

Grandes companhias no setor de produção de petróleo, companhias aéreas e organizações no setor de energia nuclear contam com profissionais de engenharia graduados e especializados em confiabilidade, seja na área de processos, manutenção, entre outras. Entretanto, muitas pequenas empresas de médio porte estão percebendo o grande benefício de investir na carreira dos "gestores de confiabilidade," supervisores de "confiabilidade", "engenheiros de monitoramento de condições" e "especialistas de manutenção preventiva".

Uma das tarefas mais importantes de um engenheiro especializado em confiabilidade é a de avaliar os pontos fortes do inimigo e fraquezas suas próprias forças, em seguida, medir a necessidade de confiabilidade (avaliação dos pontos fracos das instalações), mensurar a capacidade de atendimento da necessidade da confiabilidade, ou seja, avaliar se a equipe é mesmo capacitada para exercer as tarefas que levarão os processos a serem confiáveis e, por último, medir a confiabilidade no resultado final dos processos.

Não se pode esperar ter sucesso em uma campanha de manutenção contando com o apoio de técnicos que não estão devidamente treinados e equipados. As funções e responsabilidades de um engenheiro de confiabilidade é que garantem o sucesso dos processos e a melhoria contínua deles, aumentando a produção, elevando a lucratividade das empresas e garantindo um tempo maior de vida aos equipamentos, além de reduzir significativamente os custos com manutenção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial