Análise de requisitos de manutençãoAs organizações devem ter uma compreensão clara da análise de requisitos de manutenção e sua utilização de forma adequada. O equilíbrio das expectativas e requisitos operacionais de manutenção irão resultar em maiores números de disponibilidade de equipamentos. Se a manutenção está estruturada em torno de parâmetros meramente operacionais, os trabalhos serão prejudicados, resultando na manutenção reativa. Neste cenário a disponibilidade dos equipamentos durante o processo de produção é que sofre com alguns obstáculos. Se os requisitos de manutenção não são atendidos, isso resulta em interrupções programadas excessivas e altos custos de manutenção.

Os custos de produção mais eficazes e estratégias de manutenção só podem ser realizados quando os requisitos de manutenção estão em conformidade. Há muitas ferramentas adequadas para definir os trabalhos necessários para a obtenção da máxima disponibilidade. Uma semelhança com a maioria das organizações que adotam a manutenção pró-ativa é a compreensão e a aplicação dos requisitos de manutenção. Entre algumas de amostras de requisitos estão: revisões gerais, inspeção, componentes da vida limitante, revisões em fases, substituição de peças, falhas aleatórias, manutenção e requisitos CBM.

  • Inspeção - é um requisito da manutenção quando o objetivo fundamental é assegurar que a durabilidade do equipamento exista. A fim de inspecionar a condição desejada, pode ser necessário remover o item, desmontando a máquina parcialmente ou um item específico para fins de inspeção.
     
  • Solução de problemas - É uma operação de manutenção que envolve o processo lógico (série de tarefas) que leva à identificação positiva, localização e isolamento da causa de uma avaria. 
     
  • Remoção e Substituição - Esta exigência constitui a remoção de um item e substituição do que apresenta avarias por outro item similar. Tal ação pode resultar de uma falha ou de uma ação programada. 
     
  • Remoção e Reinstalação - é uma exigência da manutenção, quando uma peça é removida por qualquer motivo, e os mesmos itens são reinstalados. 
     
  • Ajuste / Alinhamento - é um requisito de manutenção, e ocorre quando a principal causa da ação de manutenção é de ajustar ou alinhar, ou para verificar o ajuste / alinhamento de equipamentos específicos. O ajuste do alinhamento realizado após a reparação de um determinado item não é considerado um requisito separado e está incluído como uma tarefa na exigência de reparação. 
     
  • Teste Funcional - constitui um sistema ou subsistema operacional de checagem, ou como condição de verificação após a realização da Ação de Manutenção Corretiva, bem como uma exigência prevista periodicamente. 
     
  • Condicionamento - é uma exigência de manutenção, sempre que um item é completamente desmontado, recondicionado, testado e devolvido às condições de funcionamento, atendendo todas as exigências estabelecidas estão especificações aplicáveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção