O sucesso alcançado com o lançamento da CoroMill 210 - fresa que possibilita dois tipos de operações (mergulho e faceamento) com a mesma ferramenta - levou a Sandvik Coromant a ampliar o programa dessa ferramenta. Agora, a empresa sueca está introduzindo no mercado mundial pastilhas de até 100 mm de diâmetro.

Segundo a Sandvik, a reunião das duas operações numa única ferramenta "foi um benefício muito apreciado por usuários de todo o mundo, especialmente entre os fabricantes de moldes e matrizes". A empresa explica que "o aparente paradoxo da combinação de duas diferentes operações é obtido através do desenho do corpo da pastilha, do assento do inserto e dos próprios insertos intercambiáveis".

A ferramenta trabalha em um ângulo de posição de 10º, podendo operar em faixas de avanço muito altas, quando usada com profundidades de corte relativamente pequenas em área de contato radial. A CoroMill pode trabalhar com avanços de até 4 mm por faca.

As possibilidades de aplicação da fresa incluem operações de desbaste de cavidades e o faceamento, ambas com altos avanços, interpolação helicoidal em três eixos para usinagem de furos ou usinagem de bolsões e várias operações de fresamento em mergulho.

A CoroMill 210 possui ainda amplo bolsão de cavacos, para escoamento do material em qualquer operação. Volumes de cavacos extremamente altos podem ser removidos com taxas de avanço bem acima daquelas possíveis com o faceamento convencional, pois as forças de corte são direcionadas para o fuso mesmo quando a ferramenta opera tangencialmente.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos