Otimização de energia elétrica

Otimização de energia elétricaA preocupação com o meio ambiente vem tomando conta de muitas empresas do setor industrial, afinal este segmento é um dos mais responsáveis pelos altos índices de poluição ao meio ambiente, especialmente quando não se enquadram em projetos e ações que visem à redução da emissão de substâncias poluentes. A otimização de energia elétrica é outro ponto bastante discutido internamente em muitas organizações, pois pode se apresentar como um fator importante no controle e na redução de custos de manutenção das companhias, além de evitar o uso desenfreado de recursos esgotáveis de geração de energia elétrica, como a água.

Um bom primeiro passo em qualquer projeto de otimização de energia é realizar uma análise detalhada da energia consumida no ambiente de trabalho, em que os especialistas em energia são essenciais para analisar os padrões de consumo de energia elétrica nas empresas, além de checar com mais atenção e cautela a demanda de uma instalação, identificando as oportunidades para melhorar a eficiência energética.

Os projetos são priorizados, em seguida, com base no custo inicial e período de retorno esperado. Aqueles com maior potencial de retorno de investimento e com mais rápida recuperação devem estar entre os primeiros a serem efetivamente viabilizados. Outro fator a considerar é que, com preços mais elevados da energia, o tempo de retorno do investimento esperado com as ações adequadas de eficiência energética caiu cerca de 30%nos últimos cinco anos.

Normalmente, uma análise completa de energia irá incluir recomendações para melhorar as questões mais básicas, como, por exemplo, substituir o equipamento existente no chão de fábrica pó outro com dispositivos de baixo consumo, além da correção de vazamentos e outras avarias que possam interferir no nível do consumo de energia elétrica durante os processos de produção. O uso de sistemas automatizados de iluminação também gera um excelente retorno em termos de economia, pois estudam revelam que na maioria das vezes, uma grande quantidade de energia elétrica é dispensada com atitudes simples somadas à falta de atenção, como acender uma lâmpada e esquecer-se de desligar o interruptor assim que sair do ambiente.

A confiabilidade de energia continua a ser uma grande preocupação entre os industriais tanto quanto as falhas no fornecimento elétrico, que podem custar milhões de reais ou dólares em prejuízos às fábricas devido ao tempo perdido de produção e por danos ao equipamento. É importante assegurar que todos os projetos bem elaborados de otimização de energia visam à melhora significativa da eficiência e mantém, ou mesmo aumentam a confiabilidade do sistema. Naturalmente, a confiabilidade de energia significa mais do que apenas fornecer um equilíbrio de energia elétrica, também significa assegurar um elevado nível de qualidade de energia, livre de oscilações que podem danificar o equipamento ou causar uma falha prematura.

Para gerentes de fábrica, um software de gestão pode ajudar a gerir a energia em termos financeiros, bem como avaliar e comparar o desempenho da instalação em todas as suas operações para identificar ineficiências e perdas de energia. Este tipo de software é também benéfico para satisfazer os objetivos empresariais de gestão ambiental e ainda tem a capacidade de controlar as emissões de gases de efeito estufa – através da coleta de dados pertinentes e conversão de energia para a redução das emissões de carbono.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password