Critérios de amplitude de vibração

Critérios de amplitude de vibraçãoAs máquinas para análise de vibração, quando analisadas manualmente ou por software para diagnóstico de vibração, requerem algum tipo de linha de base. Esses critérios de amplitude de vibração, necessariamente, precisam apresentar medidas de amplitudes concretas em várias freqüências. A base ideal é derivada de dados coletados a partir de testes empíricos das máquinas que possuem sempre o mesmo modelo para que, dessa forma, seja possível realizar tais comparações e análises.

Contudo, caso isso não seja possível e as máquinas de mesmo modelo não estejam disponíveis no chão de fábrica, uma linha de base pode ser criada a partir do uso de dispositivos, componentes e equipamentos similares, no entanto, essa é um alternativa paliativa e bem menos precisa e eficaz. Uma linha de base e critérios confiáveis de estudos sobre a amplitude de vibração não só facilita o diagnóstico de falhas específicas da máquina, como também faz algo mais importante e primordial do que isso: confere uma avaliação mais consistente, segura e precisa sobre a avaliação da gravidade e das tendências de falhas e avarias ao longo do tempo.

Um princípio básico da análise de vibração de máquinas avalia se as amplitudes de vibração específicas são excessivas e, em caso afirmativo, determina em que grau as amplitudes de vibração se encontram e até que ponto isso pode indicar uma probabilidade de falhas. Muitos critérios fornecidos pelos fabricantes simplesmente informam dados básicos que não servem para uma análise mais aprofundada e ampla, e que não são suficientes para a checagem de eventuais oscilações de vibração. Um grande problema com as abordagens simplificadas fornecidas pelos fabricantes é que discrepâncias graves podem ocorrer.

Um exemplo disso é que um determinado equipamento pode parecer não estar funcionando com 100% de sua capacidade de produção, entretanto, ele apenas produz um som de vibração muito elevado, o que não significa que apresentará falhas de manutenção posteriormente. Já outra máquina pode cumprir facilmente os critérios de amplitude geral, produzindo uma série de tons fortes e de alta frequência, indicando um desgaste bastante comprometedor para o seu funcionamento, criando obstáculos na produção.

A abordagem ideal para o estabelecimento de critérios de amplitude é estabelecer um programa de análises e monitoração abrangendo diversas máquinas idênticas. A utilização de vários dispositivos idênticos para a construção de um único parâmetro é o primeiro passo para resolver o problema de estabelecer uma base confiável de dados. A assinatura da linha de base com critérios confiáveis permite que um analista avalie as condições da máquina de acordo com o que se espera observar em relação ao seu modus operandi.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password