Manutenção de óleo do transformadorTransformadores de energia são componentes críticos da rede de distribuição de energia e por isso é importante ter um plano de monitoramento e manutenção no local para antecipar falhas eventuais. Um dos componentes essenciais para o pleno funcionamento e bom desempenho de um transformador de energia é o óleo contido no equipamento.

Um transformador opera em um ambiente livre de umidade e até mesmo a menor umidade pode reduzir seriamente o ciclo de vida do dispositivo. A maioria das empresas tem um cronograma de manutenção de óleo e planejamentos de lubrificação para monitorar a condição do óleo e detectar algum problema antes que cause danos à máquina e a posterior paralisação dela, gerando interrupções nos processos de produção. O óleo lubrificante para teste aplicado durante a manutenção também ajuda a detectar problemas, como o envelhecimento do papel isolante e outras falhas latentes.

Etapas da Coleta de amostra de óleo para o teste do lubrificante do transformador:

O teste do óleo lubrificante é um processo crítico que pode ser feito antes do start-up do transformador, durante uma inspeção de rotina do equipamento ou em quaisquer circunstâncias, indicando a possibilidade de danos ao conversor, especialmente quando um dispositivo de proteção é acionado. Para a coleta de uma amostra de óleo, uma válvula de amostragem é utilizada. O óleo do transformador é uma substância higroscópica e deve ser protegida do contato com a umidade. Portanto, é importante depositar a amostra de óleo coletado em um recipiente limpo e seco.

Orientações para tratamento de óleo:

Alguns procedimentos para o tratamento de óleo pode prolongar a vida útil do transformador, tais como purificar, quando o nível de acidez ainda é baixa, ou seja, 0,20 mg KOH / g de óleo. A purificação é o processo pelo qual a umidade e os gases são eliminados do óleo isolante. Esse processo resseca facilmente o óleo, mas não o sistema de isolamento, porque depende da secagem sobre a taxa de difusão de água através do papel. O processamento frequente é necessário para atingir o desejado grau de secura no isolamento de celulose. Mesmo que o método de purificação não seja o melhor ou o ideal, é um instrumento eficaz pra controle da umidade. Ele é amplamente empregado na indústria para reduzir efetivamente o teor de umidade e elevar a rigidez dielétrica do óleo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção