Novas tecnologias para testes de vibração

Novas tecnologias para testes de vibraçãoPara um experiente profissional de manutenção, as máquinas industriais demonstram muitos sinais, por vezes quase imperceptíveis, que revelam a verdadeira condição de funcionamento e se estão prestes a apresentar algum tipo de falha mecânica. A chave do sucesso para evitar falhas e avarias que afetam o setor de produção está em entender o que a máquina está dizendo. Para identificar os problemas, o profissional de manutenção pode detectar sinais de falhas de muitas formas, utilizando novas tecnologias para testes de vibração e as já conhecidas câmaras termográficas, multímetros digitais e analisadores de energia, para diagnosticar problemas elétricos, além de utilizar técnicas como análise de lubrificantes, para avaliar as condições da máquina ao longo do tempo.

E agora, novas ferramentas e equipamentos de teste de vibrações dão base de sustentação à manutenção profissional, com uma nova ferramenta valiosa, não apenas para escutar, mas também para encontrar problemas mecânicos e fazer as devidas correções: estes instrumentos solucionam problemas novos e são projetados com o intuito de detectar e avaliar a vibração da máquina imediatamente, recomendando, posteriormente, eventuais reparos necessários.

Atualmente, as inovações tecnológicas propiciaram a criação de novas ferramentas modernas para e equipamentos para testes de vibração, que combinam a capacidade de diagnóstico de um analisador de vibração com a velocidade e a conveniência de dispositivos de testes. Este tipo de instrumento é projetado com a finalidade de atuar comum detector vibração, oferecendo uma solução completa de diagnóstico, com orientação específica para profissionais de manutenção que precisam para solucionar os problemas mecânicos e compreender rapidamente a causa raiz da condição do equipamento.

Estas ferramentas são projetadas e programadas para diagnosticar as falhas mecânicas mais comuns de desbalanceamento, folgas, falhas de desalinhamento, tendo uma ampla variedade de equipamentos mecânicos, incluindo motores, ventiladores, correias, redutores, acoplamentos, bombas, compressores e fusos de máquinas acopladas. Quando esses novos testadores detectam uma falha, eles identificam o problema, a sua localização e o grau da gravidade em uma escala com variados níveis para ajudar o setor de manutenção a priorizar as tarefas de manutenção.

O equipamento mecânico é normalmente avaliado tendo por base uma comparação entre sua condição ao longo do tempo e parâmetros já preestabelecidos. Analisadores de vibração usados em programas de monitoramento avaliam as condições de uso da máquina e faz uma estimativa de vida útil remanescente. Uma ressalva a ser feita é de que os operadores do sistema devem ter formação e experiência consideráveis a fim de que possam determinar o sentido e o significado dos espectros de vibração que o sistema detecta.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password