Mecanismos da Automação Industrial

Mecanismos da Automação IndustrialA utilização dos sistemas informatizados para controle de processos e máquinas industriais é chamado de automação industrial ou automação numérica. Ou seja, isso significa que o mecanismo do trabalho humano é substituído por computadores sofisticados, capazes de controlar com precisão cada tarefa a ser desempenhada por um equipamento. Contudo, este processo do que conhecemos como mecanização. No sistema de mecanização, operadores humanos operam a máquina em cada etapa do trabalho. No entanto, nos mecanismos de automação industrial, a maior parte dos trabalhos é realizada e monitorada por computadores e softwares projetados para conduzir todos os movimentos e operações das máquinas industriais.

Entretanto, para que os processos industriais sejam automatizados, a automação industrial exige ferramentas que permitam o controle distribuído, a interface homem-máquina, por intermédio de laboratórios e de sistemas de gestão da informação, além de sistemas de produção executiva, controladores lógicos programáveis, entre outros. Hoje, podemos dizer sem dúvidas que a automação industrial tem larga aplicação na economia mundial. Os engenheiros de automação estão desempenhando um papel muito importante na maximização da eficiência das indústrias.

Eles criam um complexo sistema de interface homem-computador para facilitar uma ampla gama de aplicações. Mas, para alguns especilistas, a automação industrial não é perfeita. Em primeiro lugar, torna a indústria mais dependente do próprio sistema, que por sua vez, não permite que haja erros. Porém, sempre há uma probabilidade de que os computadores sejam infectados por vírus, tornando todo o sistema duvidoso e propenso a graves erros, o que representa um extremo perigo para as indústrias e para os processos de produção.

Além do âmbito de segurança, as questões sociais também estão envolvidas na automação industrial. Para muitos países, especialmente os mais populosos, a automação industrial afeta a geração de empregos e ainda reduz as vagas já criadas. Se para alguns estudiosos a automação afeta a maioria dos trabalhadores não qualificados, por outro lado, ela força mais e mais pessoas a procurar cursos e treinamentos em escolas pagas ou públicas para ocupar postos de trabalho que necessitam de mão-de-obra qualificada.

Apesar de todas essas repercussões há uma ênfase maior nos benefícios e vantagens proporcionados pela automação industrial. A sua finalidade primordial era a de maximizar a produção da indústria. Agora, o foco tem se deslocado para melhorar a qualidade dos produtos que é a necessidade no cenário atual. A automação industrial tem sido aplicada como um dos mais importantes recursos das indústrias para aumentar a produção, garantir a qualidade dos produtos, sua padronização e a confiabilidade dos processos de produção, tornando as empresas grandes players competitivos no mercado industrial.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password