Como funciona um compressor de arOs compressores de ar são equipamentos mecânicos essenciais em aparelhos condicionadores de ar e geladeiras, motores a jato, em indústrias de refino, manufatura e indústria automobilística. Na realidade, os compressores de ar têm sido utilizados em indústrias há mais de um século. É um dispositivo multi-tarefas utilizado para fornecer o ar comprimido e ou energia em um espaço determinado. Ele pode ser aplicado para qualquer finalidade que requeira a compressão do ar para que se obtenha maior potência nos motor do equipamento.

Cada tipo de compressor de ar pode variar em método de refrigeração, fonte de alimentação, estágios de compressão e lubrificação. A seguir, são três tipos principais de compressores de ar: compressor de ar alternativo (pistão), que utiliza um pistão que comprime o ar e mantém o tanque de armazenamento. Com base na quantidade de estágios de compressão, esta máquina em modelo pistão pode apresentar um estágio único ou duplo. Em um estágio único, um pistão é utilizado na compressão do ar, enquanto na fase dupla, há dois pistões utilizados para comprimir o ar.

Já no compressor de ar rotativo dois parafusos helicoidais rotativos acoplados são empregados no lugar dos pistões. Uma vez que os parafusos giram contra o outro, o ar é comprimido e empurrado para dentro do tanque de armazenamento, fazendo o motor funcionar. No compresso de ar modelo centrífuga, também chamado de compressor dinâmico, é apropriado quando a necessidade de ar comprimido é bem alta. Este compressor precisa de mais energia para manipular do que os dois compressores.

Este dispositivo consiste em dois componentes principais - o mecanismo de compressão e fonte de alimentação. O dispositivo de compressão pode ser um pistão ou palhetas rotativas, sendo que a potência vem do motor elétrico ou outras fontes de energia. O mecanismo de compressão auxilia na compactação do ar atmosférico por meio da energia da fonte de alimentação.

O princípio fundamental de trabalho do compressor de ar é deixar o ar atmosférico compacto, para ser utilizado quando necessário. Como a quantidade de ar atmosférico captado pelo compressor é adicionado no tanque de armazenamento, a pressão é gerada automaticamente. Em linguagem mais simples, o ar atmosférico é “embalado” após seu volume ter sido reduzido com o auxílio do compressor, o que aumenta consideravelmente sua capacidade de impulsionar um motor.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos