Método de soldagem TIG

Método de soldagem TIGBasicamente soldagem é o processo no qual as peças de metal de base são fundidos e unem-se a outros materiais com as mesmas características do metal de base. A soldagem é realizada com a aplicação de diferentes fontes de calor, como uma chama de gás, laser, feixes elétricos, entre outros. Existem diferentes tipos de soldagem como soldagem a laser, corte a laser, soldagem por fricção, soldagem MIG, MAG, por plasma, aluminotermia, a arca submerso e soldagem a arco com arame tubular. Entre estes tipos, o método de soldagem TIG é considerado como um dos tipos mais difíceis de aprender e dominar.

A soldagem TIG é considerada o tipo mais flexível de solda, uma vez que pode misturar todos os metais convencionais, como carbono e aços de baixa liga, aços inoxidáveis, ligas de níquel, alumínio, magnésio, titânio, cobalto e ligas de cobre. O calor para o processo de soldagem é gerado utilizando-se a corrente elétrica. Este tipo de solda tem muitas vantagens, como sua alta amperagem, que permite a soldagem de metais com grande espessura. Outras vantagens incluem questões relacionadas à pureza de metais e à limpeza.

Não é uma tarefa fácil dominar a soldagem TIG. Geralmente todos os outros métodos de soldagem permitem ao soldador o manuseio mais livre d o equipamento de solda. Contudo esse método requer intensa atenção e foco, pois o processo envolve grande quantidade de concentração, por isso muitos soldadores utilizam ambas as mãos para gerir a área de soldagem. Além disso, para proteger a área de soldagem contra agentes contaminantes do ar, a soldadura utiliza gases inertes como argônio. Devido a este processo, a solda tornasse bem mais segura, precisa e limpa.

O processo de soldagem TIG é normalmente utilizado na indústria automobilística e na indústria metalúrgica, no trabalho com os materiais acabados e ligas, usando o método de soldagem altamente resistente à corrosão e fissuras, mesmo durante um longo período de tempo. Como todos os outros tipos de solda, a solda TIG também se torna mais fácil com a prática. Para um iniciante, é sugerido que ele pratique o método de soldagem com sucata antes de tentar qualquer projeto real. Este tipo de solda é altamente sofisticado e é geralmente mais caros do que outros métodos de solda. No entanto, o alto preço vale a pena considerando que o produto final bem acabado traz uma série de vantagens em relação a qualquer outro.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password