Compressores de ar industriais com segurançaComo é o caso com qualquer outra máquina ou equipamento, você deve entender e seguir todas as instruções de segurança que vêm com compressores industriais. Esses equipamentos oferecem um perigo potencial muito grande. Se você tiver consciência desse perigo e encarar como equipamentos simples mas de risco potencial, irá se preparar para usa-las de forma adequada e segura. Os acidentes podem acontecer se as regras de segurança forem ignoradas e deixarem de serem seguidas. Dito isto, vamos dar uma olhada nos compressores industriais e ver alguns desses princípios básicos.

Primeiro de tudo, compressores industriais são mais do que um compressor doméstico ou de pequeno porte. Mais ar, mais capacidade, mais poder e mais potencial de perigo se não for usado corretamente. O termo "industrial" lembra linhas de montagem, produção, máquinas e equipamentos, e muito barulho. Compressores industriais são grandes, de risco potencial, mas eles não precisam ser temidos. Antes de mais nada há algumas coisas básicas para cuidar.

Primeiro de tudo, deve ser feito uma cuidadosa inspeção visual na mangueira de ar e conduzida para ter certeza que está em perfeitas condições de funcionamento. Qualquer sinal de desgaste são necessário providências de imediato. Uma mangueira ruim pode significar uma baixa produtividade, na melhor das hipóteses. Na pior das hipóteses, isso pode significar perigo e acidente.

De qualquer forma, uma vez que você determinou que a mangueira está em prefeitas condições, você pode passar para o compressor propriamente dito. Compressores de ar industriais têm uma capacidade enorme para a pressão. Novamente, a coisa a fazer é saber onde as ferramentas estão apontando, onde são previstos, e o que pode alcançá-los. Qualquer pessoa autorizada a utilizá-las deve compreender as responsabilidades que vêm do uso das ferramentas ligas em um compressor industrial. Tomar precauções especiais para se certificar que as ferramentas que você vai usar e como elas estão ligadas e de forma segura, é o caminho.

Quando você terminar com o trabalho, não se esqueça de esvaziar o tanque. A maioria dos compressores tem uma válvula de drenagem. Basta girar a válvula pouco para liberar a pressão de todo o ar restante, e umidade, a partir do tanque. Isso dará maior longevidade para suas ferramentas e compressor além de diminuir a necessidade de manutenção. A umidade deixada no tanque pode levar à oxidação e corrosão interna.

Se você optar por compressores alimentados a gás ou elétricos, provavelmente já sabe os muitos usos que se abrem para um desses equipamentos, mas sempre de modo seguro. E para isso não é preciso muito mais do que um sentido claro de segurança e seguir as instruções.

No mercado, as marcas mais comuns são Compressores de ar Atlas Copco, Compressores  de ar Schulz e Compressores Chiaperini. Entre outras nacionais e importadas não tão conhecidas.

Uma prática comum é o recondicionamento de compressores para venda. Portanto se você pretende comprar um compressor industrial usado ou no mercado secundário ou em leilão de compressores, os cuidados com o estado do equipamento devem ser redobrados.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos