Automação da fábrica através da instrumentação de qualidadeAs indústrias contemporâneas estão constantemente sendo reinventadas por novos processos de produção, e as exigências seguem com constante mudança de clientes (caso a empresa esteja operando em um ambiente B2B ou B2C). A automação de fábrica e investimentos em equipamentos de controle e instrumentação de qualidade adequados podem aumentar a vantagem competitiva das organizações através da medição e controle da produção até o mais ínfimo detalhe.

A instrumentação Industrial conta com uma série de máquinas e dispositivos que variam de sensores, controladores, transmissores e outros, os quais auxiliam no gerenciamento da produção por meio de criação de interfaces entre o operador e o software de operação, criando entre eles uma perfeita conexão. Os instrumentos de controle e medição de processos são fundamentais para controlar a qualidade da produção, garantindo a consistência dela, além de tornar as empresas muito mais competitivas em um mercado que cresce muito a cada ano em termos globais.

Quando implementados adequadamente, os instrumentos, em sua configuração de automação de fábrica, também devem ser capazes de determinar se a máquina está operando em níveis ótimos e, em alguns casos, podem ajudar a identificar problemas que possam levar a avarias e falhas prematuras. Os reparos em manutenção preventiva é uma forma de reduzir significativamente os custos com substituição de máquinas e também reduz o tempo de inatividade em uma fábrica ou planta.

Umidade, pressão (mecânico e eletrônico), emissões de gases, som, velocidade da luz e do ar são exemplos de fatores que exigem a necessidade de controle e medição para futuras análises de riscos de falhas e outros problemas. A questão das avarias também remete à questão da segurança do trabalhador. Máquinas que não são monitoradas de forma diligente representam uma bomba relógio. A saúde e a segurança do trabalhador são fatores importantes a serem sempre de extrema preocupação dos gestores no chão de fábrica. A instrumentação industrial portátil é pouco aproveitada nas fábricas como forma de realizar testes em equipamentos, enquanto um PC de alta performance industrial pode ser utilizado para o monitoramento e controle complexos de máquinas e seu desempenho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação