Efeito diesel – motivos e prevençõesEm alguns casos, a vedação das tubulações de um determinado sistema hidráulico começa a falhar, provocando um vazamento devido a um efeito chamado "efeito diesel". Agora, a questão mais importante refere-se ao que é exatamente a falha efeito diesel. Tecnicamente, o efeito diesel ocorre quando o ar ou gás comprimido dentro do cilindro hidráulico começa a passar pela vedação dos tubos, diluindo o material de vedação dentro do canal hidráulico, causando rachaduras e explosões na tubulação quando ela está pressurizada. Para o setor de manutenção, este é um dos problemas que mais causam falhas em máquinas e que necessitam de ações de manutenção adequadas e eficientes para evitar avarias nas máquinas. Todo este processo conclui que o que chamamos de efeito diesel. Esta gaseificação provoca uma série de problemas no cilindro hidráulico. A seguir, vamos discutir esse assunto com mais detalhes.

Efeito diesel do cilindro hidráulico

Este é um problema bastante persistente em relação à vedação das tubulações que se destinam a reter líquido de alta pressão e abster o gás para fora do equipamento. Agora, o resultado de gaseificação tal é a diluição de ar no fluido hidráulico. Esta aeração é indesejável, pois resulta no superaquecimento e na redução da lubrificação das máquinas hidráulicas. Além disso, a compressão de ar e do óleo leva a uma explosão, tornando o cilindro danificado pelo excesso de calor. Se observado com cuidado, percebe-se que "efeito diesel" é na verdade um nome mais adequado para o processo de combustão de um motor a diesel.

Precauções

O problema do efeito diesel pode ser tratado com inteligência e muito planejamento, mantendo um controle regular sobre a regulação e funcionamento dos dispositivos de proteção de circuito. Como diz o ditado, “antes prevenir do que remediar”, as falhas em uma máquina hidráulica, ou qualquer outra máquina, quando identificadas com antecedência durante as paradas de manutenção ou com ações de manutenção planejada podem ser sanadas a tempo, prevenindo a ociosidade das máquinas. Então, para as empresas e indústrias a grande vantagem torna a economia de tempo, dinheiro e esforços no sentido de corrigir o que deu errado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção