Tipos de lubrificantes nas indústriasExistem vários tipos de lubrificantes que são normalmente utilizados na indústria, embora a finalidade básica do produto seja o mesmo: assegurar que as peças móveis funcionem de forma mais suave com redução de atritos que causam danos aos equipamentos ao longo dos anos de uso. A utilização do lubrificante industrial correto e mais adequado pode reduzir a necessidade de manutenção não planejada, ajuda a prolongar a vida útil dos componentes da máquina e, finalmente, poupa o dinheiro da empresa ao reduzir custos.

Os lubrificantes industriais também variam muito em termos de composição química - alguns contêm fluidos à base de silício, mineral ou alguns óleos derivados do petróleo, enquanto outros podem conter óleos naturais. Alguns contêm alto teor de água, e são conhecidos como fluidos HWCF. Normalmente, esse tipo de fluido tem um alto nível de resistência ao calor e também acelera o processo de resfriamento.

Uma das decisões mais importantes quando se trata de escolher um lubrificante automotivo é decidir entre o líquido ou sólido, sendo que os lubrificantes líquidos ou fluidos incluem os óleos e refrigerantes. Um exemplo disso seria o refrigerante no radiador, dispositivo que fica próximo ao motor dos automóveis, e o líquido que passa pelo motor serve para resfriá-lo, evitando o superaquecimento. Alguns lubrificantes automotivos também podem ser diluídos com diferentes quantidades de água caso seja necessário.

Um exemplo de um lubrificante sólido que é amplamente utilizado seria um composto, tais como grafite em flocos hexagonais ou nitreto de boro. Normalmente, os lubrificantes sólidos são particularmente eficazes quando se trata de manter a umidade, bem como reduzir o desgaste geral.

Dependendo de necessidades das indústrias, os gestores e engenheiros, bem como pessoal de manutenção, têm a oportunidade de escolher um lubrificante com recursos ou características específicos. Alguns lubrificantes industriais são biodegradáveis, resistentes ao fogo ou inibem a oxidação. Muitos são também inodoros e incolores. A maioria dos fluidos sintéticos oferece excelentes propriedades de arrefecimento e de resistência ao fogo, tornando-os particularmente versátil. Os fluidos sintéticos podem ser utilizados de forma diluída, geralmente com concentrações variando de 3% a 10%.

Certas indústrias precisam de determinados tipos de lubrificantes - lubrificantes utilizados na indústria alimentar são projetados especificamente para serem seguros, caso eles entrem em contato com os alimentos. Uma característica importante dos lubrificantes é a viscosidade cinemática - o tempo que leva para uma quantidade de líquido a fluir através de um tubo com um tamanho definido. Viscosidade, ou fluxo, é medida em duas temperaturas - 100 graus de F e 210 graus F.

O mundo dos lubrificantes industriais está constantemente mudando,b e novos avanços são conquistados quase que diariamente. A tendência é que os lubrificantes forneçam mais de uma vantagem - por exemplo, um lubrificante, que oferece proteção contra a corrosão e também pode ser eficaz em altas temperaturas.

Vocabulário de lubrificação

o que é graxa
o que é óleo mineral
o que é grau

O que é graxa

Um lubrificante semi-sólido industrial composto de óleo e um sabão químico ou outro tipo de aditivo.

O que é óleo mineral

O óleo mineral é um tipo de produto fabricado a partir do petróleo e de minerais naturais. O óleo mineral é usado frequentemente como um lubrificante industrial.

O que é grau

 Grau é uma classificação que descreve a espessura da graxa lubrificante industrial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção