Como utilizar os lubrificantes industriaisPara maximizar a eficácia de qualquer linha de produção, é preciso empregar ações de manutenção preventiva e de lubrificação de máquinas e dispositivos. A periodicidade com que acontece a manutenção preventiva pode variar de um setor para outro, o que deve ser decidido pelo gestor de chão de fábrica. Contudo, o truque é saber como utilizar os lubrificantes industriais e impedir que problemas e falhas ocorram, empregando medidas preventivas ao invés de resolver o problema depois que ele ocorre. E nesse último caso, as empresas precisam estar cientes de que a falta de manutenção acarreta a paralisação de máquinas e tempo ocioso, resultando em perdas de produção e de lucratividade.

Mesmo um único minuto de inatividade pode custar muito quando se trata de tempo e dinheiro. No entanto, com produtos de alta qualidade como sistemas de lubrificação central e sistemas de monitoramento de lubrificação, o tempo de inatividade das máquinas pode ser reduzido ou até mesmo sanado de vez, tornando a produção continua, de qualidade e mais competitiva.

Com o avanço da ciência mais sofisticada, foram inventados uma variedade híbrida de lubrificantes que agora são usados em quase todas as indústrias e tem ajudado a reduzir os custos de manutenção das máquinas. Os tipos de lubrificantes que foram inicialmente utilizados foram obtidos a partir de animais e foram chamados de óleos animais, que foram principalmente os óleos de esperma ou a gordura de ganso. Os óleos vegetais são obtidos com as sementes de plantas e flores, como o de linhaça ou girassol.

Hoje em dia, os lubrificantes minerais são os mais utilizados, como as derivadas do refino de petróleo. Os lubrificantes sintéticos feitos de silicones trabalham em condições de calor extremo. Existem algumas propriedades dos lubrificantes que necessitam ser compreendidas. Essas propriedades são a viscosidade do lubrificante, bem como a densidade do produto. Esses fatores determinam como o lubrificante vai atuar e sob quais condições.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção