Gerenciamento de manutenção industrialA Mecatrônica tornou-se um grande diferencial em inúmeros processos de fabricação, e, hoje, a tecnologia mecatrônica é fator competitivo para as empresas. Essencial nos processos de gerenciamento de manutenção industrial, a Mecatrônica é a integração de vários campos de estudo, como da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação. Estas disciplinas se integram e trabalham em conjunto no planejamento, comissionamento, operação, manutenção e reparação de processos de fabricação controlados por computador.

Um sistema de Mecatrônica é considerado um sistema "inteligente". E um sistema inteligente é um processo controlado por diversos sensores, em que os dados de alimentação são transferidos para um Controlador Lógico Programável, que por sua vez, usa um programa de computador específico que auxilia os gestores de chão de fábrica a tomar as decisões mais acertadas em termos de gestão de produção. Fatores referentes à gestão de manutenção e de processos, como compras de suprimentos, planos de reparos, controle de estoques, e outros itens pertinentes podem ser monitorados com muito mais facilidade e segurança para os operários, uma vez que as máquinas automatizadas trabalham sem a necessidade de fiscalização ou interrupções.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma vez que um processo de fabricação automatizado utiliza atuadores mecânicos, sensores eletrônicos digitais e um PLC (basicamente, um computador), é fato salienta que as empresas precisarão de pessoas qualificadas e prontas para operar os sistemas, bem como desenvolvê-los a fim de tornar as máquinas mais produtivas.

Gerenciamento de manutenção industrial para aumento da produção

                         Gerenciamento de manutenção industrial para aumento da produção

Isso também aumenta a confiabilidade dos processos, reduz custos e garante a produção contínua. Pesquisadores acreditam que a procura pelo estudo da Mecatrônica irá aumentar devido à elevada taxa de processos automatizados em instalações de manufatura. Devido a esse crescimento de sistemas automatizados, haverá uma grande demanda crescente por trabalhadores qualificados, técnicos e engenheiros na área de Tecnologia Mecatrônica.

Um profissional que pretende atuar na área mecatrônica, trabalhando com sistemas automatizados, terá que escolher um programa de estudo que abranja formação em atuadores mecânicos, de modo a incluir os sistemas pneumáticos e hidráulicos, eletrônica digital, tais como sensores e sistemas de interface e lógica. Cabe lembrar que em todos os segmentos industriais as fábricas lançam mão de softwares de manutenção industrial para controlar também as ações de manutenção nas plantas industriais. Esses sistemas servem de parâmetro para que as equipes de manutenção acompanhem de modo muito mais eficaz as necessidades de reparos de máquinas, substituição de peças e até mesmo o planejamento de paradas de manutenção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção