Características da válvula esferaInventada em 1950, as válvulas esfera estão entre as mais desenvolvidas e testadas válvulas industriais nos últimos anos, especialmente nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Itália, Espanha e Reino Unido, onde as válvulas de esfera são amplamente utilizadas nas indústrias dos mais variados segmentos. Devido à dedicação dos engenheiros às pesquisas e ao desenvolvimento, a válvula esfera conseguiu atingir o nível mais elevado de estabilidade e capacidade, sendo capaz de se destacar e substituir as válvulas de controle, válvulas de retenção e válvulas borboleta em diversas aplicações na indústria. Atualmente, a válvula esfera é amplamente aproveitada na indústria aeroespacial, no setor petroquímico, em gasodutos, indústria de alimentos e bebidas e na construção civil. As principais características de válvulas de esfera são: baixa resistência de fluxo, rapidez de abertura e fechamento, grande poder vedação, longa duração, entre outros benefícios que serão citados a seguir.

Como a válvula de esfera é projetada com um ângulo de 90 graus torna-se rápida para abrir e fechar, por isso, é mais adequada em sistemas de automação. Atualmente, a maioria dos elementos de vedação é feita a partir de materiais flexíveis, como Polytetrafluoroethene, PTFE. A combinação de elementos de vedação com metal e materiais não-metálicos é chamada de vedação macia. O recurso de auto-lubrificação de PTFE reduz o atrito entre os elementos de vedação da válvula esfera. Além disso, a melhoria nas habilidades de usinagem reduz a superfície áspera da esfera, aumentando a expectativa de vida do suprimento industrial.

A superfície lisa da passagem facilita o transporte do líquido pegajoso, líquido seroso e de partículas. Pode funcionar, sem problemas, sem aplicação de lubrificantes durante a manutenção de equipamentos e máquinas, o que é ideal para lidar com fluidos corrosivos e pontos de ebulição médios e baixos. Além disso, sob condição de maior pressão e temperatura, ele pode fazer vedação bidirecional. Cabe lembra também que a construção desse tipo de válvula industrial é compacta e leve, ideal para lidar com temperaturas médias e baixas. A válvula de esfera soldada pode ser diretamente enterrada no solo para evitar que os componentes localizados dentro do dispositivo sofram corrosão ou erosão. Por esse motivo, é empregada principalmente no segmento de petróleo e gás.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais