Única no mercado com 380 mm de diâmetro, garante maior durabilidade e melhor performance

A ZF Sachs, um dos principais fabricantes de embreagens e amortecedores, lançou no mercado de reposição uma nova embreagem para aplicação em ônibus e caminhões médios e pesados da Ford e Volkswagen. Desenvolvido para atender motores de até 310 cv de potência e 1200 Nm de torque, o componente tem, entre outros diferenciais, o diâmetro de 380 mm que lhe garante melhor desempenho e maior vida útil em relação às embreagens de menor diâmetro disponíveis no mercado.

Projetada no Brasil com suporte tecnológico da ZF Sachs na Alemanha, a nova embreagem é do tipo monodisco, totalmente intercambiável com os modelos originais, sejam eles embreagens de disco simples ou duplo disco. A grande vantagem que a nova embreagem 380 mm proporciona aos frotistas é a melhor relação custo-benefício e o fato de não requerer nenhuma modificação no veículo para a sua instalação.

Além de testes em laboratório realizados no Brasil e na Alemanha, a embreagem 380 mm foi testada durante mais de um ano e meio em frotas de caminhões e ônibus urbanos que circulam em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, para avaliar na prática seu desempenho e resistência. Características especiais de projeto associadas ao maior volume de revestimento para desgaste proporcionam maior vida útil a esse componente nos mais diversos tipos de aplicação, principalmente sob condições severas de uso.

Outra característica que contribui para a durabilidade do revestimento do disco é o novo design da placa de pressão do platô, com geometria especialmente projetada para oferecer melhor dissipação do calor produzido durante os acoplamentos da embreagem. O mancal de acionamento possui rolamento com dupla vedação, graxa especial para trabalho sob altas temperaturas e é oferecido nas versões para transmissão sem e com tubo-guia, sendo que esta última possui bucha autolubrificante que dispensa manutenção ou uso de graxa.

O Grupo ZF é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassi para o setor automotivo. Com mais de 53 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, registrou vendas de aproximadamente 9 bilhões de euros em 2003. Na América do Sul, o grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, conjuntos de direção, bombas e colunas para sistemas de direção, embreagens e amortecedores, componentes de direção e suspensão, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Autor(es): Secco Consultoria de Comunicação

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação