Tornos CNCUm torno é uma máquina-ferramenta muito útil no setor industrial, que gira um bloco de material com as mais diferentes operações, tais como corte, lixamento, perfuração e deformação com ferramentas para criar um objeto que possua simetria sobre um eixo de rotação. Atualmente, há muitos diferentes tipos de tornos CNC que estão disponíveis no mercado. Um dos tornos mais populares serve para dar forma à madeira, é também uma das mais antigas variedades desse tipo de equipamento industrial, e todos os outros tipos de tornos evoluíram deste projeto. Os tornos para usinagem de metais são produzidos com diferentes aplicações. Alguns tornos industriais são combinados com algumas outras ferramentas, o que facilita bastante o trabalho do operador que precise usinar uma peça de metal.

Nos últimos anos, os tornos têm sido desenvolvidos e atualizados com novos materiais, que se tornaram altamente apropriados, e como resultado, eles são incrivelmente flexíveis. Com isso, eles agora podem ser aplicáveis em várias maneiras em uma ampla gama de materiais. Com o desenvolvimento progressivo da tecnologia, o CNC tem rapidamente substituído as versões mais antigas de tornos porque são mais fáceis de manusear e realizar a manutenção periódica.

Os tornos computadorizados e controlados numericamente, também conhecidos como tornos CNCs são controlados a partir de um sistema operacional, o que os torna mais fáceis de serem atualizados no futuro, apenas uma modificação simples, utilizando algum software específico. Com este tipo de máquina avançada, as operadoras deverão ter pleno conhecimento sobre como funciona todo esse sistema e no que ele beneficia todo o processo de produção das indústrias quando empregado nas tarefas mais essenciais no chão de fábrica.

No entanto, o lado positivo do conhecimento que é exigido para a operação dessas máquinas CNC é de, efetivamente, elas otimizam a produção nas indústrias, ao passo que garantem uma qualidade e padronização dos produtos. Além disso, várias máquinas podem ser monitoradas por um único operador. Os tornos computadorizados e controlados numericamente estão sendo desenvolvidos e atualizados a partir de modelos produzidos em anos anteriores, mas o design padrão continua o mesmo, embora a tecnologia e a forma como as operações são monitoradas sejam muito mais eficazes e seguras, tanto para o trabalhador quanto para a continuidade da produção.

No Brasil, uma das empresas mais bem conceituadas em produção de tornos CNC são as Indústrias Romi. As máquinas confeccionadas pela Romi permitem uma usinagem automatizada das peças, garantindo qualidade, rapidez e precisão. Muitas empresas adquirem os tornos CNC e outros tipos, como os tornos mecânicos, em leilões de tornos e outras máquinas industriais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos