Logística em projetos de gerenciamentoO eficiente volume de produção em uma empresa depende de uma série de fatores. Um dos fatores mais importantes que ajudam as empresas a alcançar objetivos de negócio com sucesso e torná-las mas competitivas é a gestão de logística adequada. Em geral, a logística se refere à circulação de materiais de ponto a ponto. Mas, na medida em que o gerenciamento de projetos recebe destaque nas empresas, a logística mostra-se muito mais do que a fluidez da circulação de mercadorias.

Em projetos grandes e complexos, a logística também pode incluir a localização das instalações, um bom planejamento e previsão, gestão de rotas de transporte de gestão de estoque, armazenagem, embalagem, seguros, coordenação e manutenção do fluxo de transporte de mercadorias. Logística para o gerenciamento de projetos pode incluir: transporte de mercadorias por via rodoviária, ferroviária, marítima ou aérea, planejamento e coordenação de acondicionamento de cargas e transporte, atividades para garantir o armazenamento eficaz e seu controle, supervisão e seleção de plantas de armazéns, carregamento eficaz e operações de descarga, desalfandegamento e garantia de seguro de carga.

Uma logística eficiente, ou a falta dela, causa grande impacto para os negócios. Uma logística eficiente pode assegurar a máxima rentabilidade, cumprindo ordens de um modo rentável. É por isso que a logística e a cadeira de suprimentos desempenhas um papel importante no mundo business de hoje. Sem o apoio adequado do setor de logística, nenhuma das outras funções de uma empresa pode ter o sucesso esperado. Marketing, vendas e execução de projetos: todos dependem de logística adequada.

Inicialmente, a logística foi um termo usado pelos militares. Mas, logo o termo foi classificado em um sentido muito mais amplo para abranger as empresas e outras atividades. Embora a palavra logística seja relativamente nova, o movimento de mercadorias já é uma atividade bastante empregada na maior parte das empresas e indústrias, bem como as atividades realizadas para garantir a fluidez da circulação de mercadorias. No entanto, como as distâncias começaram a se ampliar e os projetos tornaram-se mais e mais sensíveis ao tempo, a importância da logística apropriada também passou a ter mais destaque. Adicionado a isso, o efeito da globalização e os mercados emergentes livres elevaram concorrência entre as empresas, que sentem cada dia mais a necessidade de entrega exata dos produtos na hora certa, no lugar certo e ao custo correto.

Cabe ressaltar que ao selecionar um parceiro logístico, é importante lembrar que várias organizações oferecem serviços diferentes. Caso o projeto dependa da entrega pontual de produtos e, em seguida, a escolha o parceiro logístico inclui contar com um profissional que tome as decisões corretas para o transporte e a entrega segura dos produtos. Assim, a empresa contratada deve ser capaz de resolver todos os problemas relacionados com encomendas. Para maior eficácia, as soluções que a companhia fornece precisam ser preparadas sob medida para atender às necessidades específicas do contratante.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística