Como escolher óculos de proteção industrialMuitas lesões em ambientes de trabalho industrial ocorrem devido à segurança inadequada dos olhos, especialmente porque, na maioria das vezes, o trabalhador não portava os óculos de segurança apropriados. Compreender os riscos que afetam a visão e os tipos de proteção disponíveis é fundamental para garantir a segurança do trabalho no segmento industrial. O metal derretido, líquidos e produtos químicos são prejudiciais às vistas, bem como as radiações luminosas intensas são apenas alguns exemplos dos perigos que podem levar a lesões graves por contato direto ou exposição frequente. Com vários estilos, tipos e características, os óculos de proteção são equipamentos de proteção individual, os chamados EPI’s, que tem por finalidade evitar lesões leves e graves. Abaixo, saiba mais sobre como escolher óculos de proteção individual mais adequados para o trabalho em indústrias.

A identificação dos perigos:

Compreender os riscos potenciais que podem levar à lesão do olho pode ajudar o operador a escolher melhor o tipo correto de óculos. As lentes de segurança resguardam os olhos contra as partículas volantes geradas pelo uso de máquinas para triturar, perfurar, serrar ou lixar. Os óculos de proteção e protetores faciais também são necessários durante a soldagem e outras aplicações que impedem que faíscas quentes e respingos de metal fundido entrem em contato com os olhos e o rosto. Ao trabalhar com produtos químicos líquidos ou gases nocivos e vapores, as lentes contam com propósitos específicos para abrigar os órgãos de visão contra a exposição e danos à saúde. Cabe lembrar que os trabalhadores que manuseiam equipamentos a laser ou de soldagem também ficam expostos à luz ultravioleta e à radiação infravermelha.

Características dos óculos de proteção individual

Óculos de segurança possuem as lentes mais resistentes e garantem a durabilidade e vida longa ao acessório de segurança. As lentes são revestidas para reduzir a umidade. Para algumas aplicações, como soldagem e corte a laser, a proteção contra raios UV e radiação infravermelha se mostram necessários. Já a exposição frequente à radiação UV pode causar efeitos imediatos, tais como fotoqueratite, o que provoca queimaduras solares na superfície da retina, ou problemas em longo prazo, incluindo a formação de catarata. Com relação às lentes coloridas, elas podem ajudar a proteger contra a radiação ultravioleta.

Conforto e visibilidade:

Lentes de segurança confortáveis e que não distraem o trabalhador são perfeitos para serem utilizados pelo trabalhador, pois não embaçam e nem perdem o foco. Portanto, o conforto e a visibilidade desempenham um papel fundamental na escolha das lentes de proteção e segurança. Muitos estilos e tamanhos estão disponíveis hoje, com vidros que podem se adaptar a qualquer contorno facial. As lentes mais finas e leves também melhoram o conforto, além disso, os recursos de personalização permitem aos trabalhadores ajustar os óculos de acordo com as suas próprias preferências. Muitos acidentes de trabalho podem ser evitados ao empregar os óculos de proteção específicos. Os funcionários devem ser treinados e obrigados a usar todas as peças de vestuário de proteção necessários para reduzir o risco de lesões no trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho