Manutenção preventiva em empilhadeirasVocê tem uma quantia razoável de dinheiro investido em sua empilhadeira e deseja proteger o investimento, fazer a manutenção preventiva em sua empilhadeira regularmente é o mais indicado. Se você ou alguém em sua empresa está realizando a manutenção na empilhadeira ou se você tem uma empresa terceirizada para fazer a manutenção, é importante saber os procedimentos para ter certeza de que sua empilhadeira está sendo mantida adequadamente. Na compra de empilhadeiras usadas, esses procedimentos são muito importantes também.

Comece ouvindo o desempenho do motor. Ouça a qualquer batida ou barulho anormais. Ligue e desligue várias vezes, vá para frente e para trás para verificar se há deslizamentos e observe todas as questões possíveis nas rodas.
Ao realizar a manutenção preventiva em sua empilhadeira, verifique a buzina, e os dispositivos de segurança sonoros, as luzes da cabina, luzes exteriores, as luzes de back-up e guarda sobrecarga para o funcionamento correto. Verifique se há alguma lâmpada queimada e se algum dispositivo ainda não funciona, verifique a fiação e faça os reparos.

Em seguida em seu procedimento de manutenção preventiva da empilhadeira é verificar o compartimento da bateria. Limpe os terminais da bateria, cabos e conectores. Verifique as células e veja se os níveis estão com o preenchimento adequado e complete com água, conforme necessário. Aplique o protetor dos conectores para prevenir a corrosão. Deixe os cabos da bateria desconectados.
Em seguida verifique o óleo de sua empilhadeira. Substituir o filtro de óleo, trocar o filtro hidráulico, filtro de transmissão, filtros de combustível e filtro de ar. Antes de instalar os novos filtros, use um marcador permanente para anotar a data no novo filtro. Verifique todos os níveis de fluido e preencha se necessário.

Inspecione visualmente o eixo da unidade quando você estiver debaixo da máquina. Se houver uma conexão de graxa, certifique-se que há graxa no eixo da unidade.
Verifique as correias do motor da empilhadeira. Verifique se há rachaduras nas correias.
Realize uma verificação visual no escapamento da empilhadeira. Procure por rachaduras ou furos no sistema de escape.

Olhe para os pneus da empilhadeira para qualquer fissura ou sinais de desgaste excessivo.
Confira o pedal da embreagem da sua empilhadeira. Verifique o cilindro de direção e as ligações. Verifique se há algum vazamento ou qualquer curva no sistema.
Verifique as linhas hidráulicas para eventuais fugas. Se houver vazamentos no sistema hidráulico de sua empilhadeira, ajuste as linhas. Se isso não corrigir os vazamentos, os acessórios precisam ser trocados.

Enquanto inspecionando no elevador, verifique os garfos e mastro para ver se existem rachaduras visíveis ou chips. Olhe para qualquer reverência ou curvas no garfos. Qualquer uma destas deve ser anotada na sua lista e marcada para o proprietário ou operador como uma questão potencialmente perigosa que precisa ser reparada com urgência. 
Verificação dos rolamentos da roda está listado na lista de verificação de manutenção preventiva. No entanto, normalmente é feito ao substituir os freios na empilhadeira. A menos que haja alguma indicação durante a condução inicial check-out da empilhadeira que pode haver um problema com os rolamentos.

Reconecte os cabos da bateria e coloque a empilhadeira para funcionar novamente. Ouça mais uma vez para todos os ruídos incomuns.
Finalmente, uma boa manutenção preventiva em sua empilhadeira irá incluir alguns itens de limpeza. Muito importante, siga sempre os procedimentos de segurança adequados ao executar qualquer manutenção na sua empilhadeira.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção