Abrasivo é um material muito rígido, usado para moer, polir, afiar o corte, para desbaste, perfuração e polimento de superfícies, sendo que este material pode ser diferenciado em sintético ou natural. Muitos abrasivos sintéticos são equivalentes a um mineral sintético, no entanto, a diferença é apenas no fato de que os minerais sintéticos são fabricados e desenvolidos em laboratório, em vez de serem extraídos de minas. Quando são minerais naturais, geralmente são impuros e tendem a ser menos valiosos.

Hoje a grande maioria dos abrasivos em uso no mercado é sintética. Alguns dos minerais abrasivos (alumina e zircônia) aparecem naturalmente, embora sejam mais onerosos para aquisição, por isso, são feitos de pedras sintéticas de uso industrial. Estes são também chamados de abrasivos artificiais. Outras formas de abrasivos artificiais incluem cerâmica, carboneto de silício (carborundum), alumina zircônia, óxido de alumina e alumínio.

Alguns abrasivos são estruturados para fins individuais. A maioria dos abrasivos minerais orgânicos é geralmente sintética e vem em uma gama de formas, vulgarmente conhecida como revestidos ou abrasivos, incluindo rodas, cintos de blocos, discos, varas, folhas e grãos soltos. Os abrasivos manufaturados são classificados em dois tipos: revestidos e abrasivos ligados.

Cabe lembrar que os abrasivos contêm material sintetizado. Este tipo de matriz é conhecida como uma pasta também chamada de argila, borracha ou resina. Nessa combinação os abrasivos são normalmente estruturados como rodas, bengalas ou blocos. Estes são comumente utilizados como óxido de alumínio, carboneto de silício, granada, carboneto de tungstênio.

Alguns abrasivos são obrigados a serem revestidos depois que eles são usados. O revestimento engloba vários tratamentos, incluindo a limpeza do material residual da superfície e revelar o novo grão. Tudo depende do abrasivo e como ele é usado. Alguns abrasivos revestidos são também minerais que são usados da mesma forma como abrasivos sintéticos. A lixa é um dos melhores exemplos de abrasivos revestidos, pois são são estruturados para uso em lixadeiras orbitais.

Normalmente, os materiais utilizados como abrasivos ou são minerais duros (avaliados em escala 7 ou acima disso na Escala de Mohs de dureza mineral) ou de pedras sintéticas, algumas das quais podem ser química e fisicamente idênticas aos minerais naturais, mas não podem ser chamado de minerais já que não surgem naturalmente. (Embora úteis para fins comparativos, a escala de Mohs é de valor limitado para os engenheiros de materiais, pois é uma escala irregular.) Mesmo os minerais mais macios, como o carbonato de cálcio são usados como abrasivos, tais como agentes de "polimento" no creme dental.

Um abrasivo ligado é composto por um material abrasivo contido dentro de uma matriz. Essa matriz é chamada de ligante e muitas vezes é uma argila, resina ou uma borracha. Essa mistura de ligante e abrasivo é normalmente moldada em blocos, bastões ou rodas. O abrasivo mais comum usado é o óxido de alumínio. Também são comuns carboneto de silício, carboneto de tungstênio e granada. Pedras artificiais são muitas vezes um abrasivo ligado e estão prontamente disponíveis como um bloco de dois lados.


Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais