Guia para disjuntores elétricos em miniaturaDisjuntores elétricos em miniatura são projetados para proteger o cabo jusante dos dispositivos contra sobrecargas e curtos-circuitos, evitando danos aos cabos e equipamentos. Os disjuntores são instalados em unidades consumidoras modernas, e são uma alternativa conveniente para os fusíveis já que esses dispositivos podem ser alterados sem a necessidade de substituir o fio com um simples toque de um interruptor ou botão. Existem três tipos básicos de disjuntores elétricos em miniatura: Tipo B, C e Tipo D.

O disjuntor em miniatura funciona quando um circuito está sobrecarregado ou quando um curto-circuito ocorreu no sistema, e tem uma avaliação atual como 6A ou 10A, dependendo da sua finalidade, ou seja, para edifícios residenciais, comerciais, industriais ou públicos. As avaliações dos disjuntores se relacionam com o serviço contínuo sob condições de instalação especificadas, embora os cabos possam transportar correntes mais elevadas por curtos períodos sem causar danos permanentes.

Um circuito de disjuntor em miniatura elétrico é dado em Kiloamps (KA), e este indica o nível de sua capacidade de trabalho. Por exemplo, um disjuntor doméstico normalmente tem um nível de capacidade de 6KA, ao passo que aquele usado em uma aplicação industrial pode ter uma unidade com capacidade de 10KA. Os dispositivos do tipo B são comumente utilizados em sistemas domésticos e aplicações comerciais leves, onde os picos de energia elétrica são baixos, por exemplo, onde as correntes de inrush podem surgir a partir de um pequeno número de acessórios fluorescentes.

Os tipos C são os mais apropriados para uso comercial e industrial, onde há motores, e talvez um grande número de acessórios fluorescentes que, quando desligados juntos podem causar uma alta na corrente de partida. Já os dispositivos do tipo D são mais especializados para uso industrial, onde as correntes elétricas podem ser elevadas, por exemplo, com aparelhos de raios X e transformadores. Contudo, independentemente do tipo de disjuntor utilizado, é extremamente perigoso empregar nos sistemas elétricos dispositivos de qualidade inferior, ou seja, os disjuntores só devem ser comprados de um fabricante renomado e bastante conhecido no mercado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica