Manutenção preventiva em turbinas eólicas

Manutenção preventiva em turbinas eólicasA energia eólica é uma das muitas fontes de energia renovável que surge como forma de criar energia utilizando recursos alternativos e inesgotáveis. Muitos debates estão sendo realizados pelo mundo em congressos e simpósios sobre a possibilidade ou não de turbinas eólicas se apresentarem como uma solução eficaz de baixo custo para o atendimento das necessidades de energia globais. Simplificando, uma turbina eólica de grande escala tem a capacidade de gerar muita energia utilizável, se ele estiver operando com desempenho máximo. Contudo, isso só é possível ao realizar um planejamento de manutenção preventiva em turbinas eólicas para garantir sua total disponibilidade.

Um dos argumentos mais comuns contra o uso de turbinas de vento como fonte de energia é que elas são completamente dependentes da presença de ventos como fonte de energia. Claro que isso é uma realidade, no entanto, existem planejamentos a cerca do desenvolvimento de um parque eólico, em que é considerada a localidade mais adequada para o desenvolvimento eólico. Há muitos outros fatores que podem pesar sobre o projeto de uma turbina eólica ou parque eólico, e uma das mais importantes é a manutenção dos componentes mais críticos da turbina. Existem diversos procedimentos de manutenção preventiva, que são absolutamente necessários para a geração eficiente de energia através de uma turbina de vento.

Alguns dos procedimentos de manutenção preventiva mais comuns em grandes turbinas de vento incluem: planos de lubrificação considerando mudanças periódicas de óleo do motor que move as turbinas, limpeza nas lâminas rotatórias das turbinas, checagem de parafusos, entre outras etapas de igual importância a fim de manter os máquinas funcionando com sua máxima potência. Manter todos esses procedimentos de manutenção sempre em dia irá ajudar uma turbina eólica a operar em seu nível máximo desempenho, bem como auxilia a evitar colapsos, como falhas do rolamento do motor, uma avaria que pode potencialmente levar a substituir o motor inteiro, um dos componentes mais caros da turbina eólica.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password