Energia fotovoltaicaA energia fotovoltaica é obtida por uma matriz de células que compreende material fotovoltaico, responsável por transformar a energia do sol em eletricidade em corrente contínua. Atualmente, os materiais utilizados para a geração de energia solar fotovoltaica incluem silício policristalino, silício monocristalino, sulfeto de cobre índio, telureto de cádmio e silício microcristalino. A melhor maneira de descrever a energia fotovoltaica é que é uma técnica utilizada na geração de energia elétrica através da conversão de radiação solar em eletricidade por meio da utilização de células solares. Em outras palavras, a energia fotovoltaica é a energia proveniente diretamente do sol.

Como resultado da crescente demanda por fontes renováveis de energia, houve grande avanço na fabricação de painéis fotovoltaicos e células solares. A produção de energia elétrica através de processo de fotovoltaicos foi duplicada em quase uma década de estudos e pesquisas. Como resultado, a produção de energia fotovoltaica é a energia com o maior crescimento tecnológico no mundo de hoje.

Aproximadamente 90% desta geração de energia através de meios maciços fotovoltaicos é composto por sistemas elétricos. Devido ao avanço da tecnologia e ao aumento da produção, o custo de geração de energia solar fotovoltaica tem apresentado uma redução progressiva desde que a fabricação das células solares iniciais foram produzidas. Hoje, muitos investimentos bem como os incentivos financeiros por parte dos governos têm promovido a disposição de instalações solares fotovoltaicas em diferentes países do mundo.

Usos

As células solares geram energia elétrica a partir de corrente direta de radiação solar. A eletricidade gerada dessa forma é usada para dispositivos de alimentação ou recarga de baterias, por exemplo. O uso prático da energia fotovoltaica inicialmente era na alimentação de sondas e satélites em órbita. Mas nos últimos tempos, o maior número de módulos fotovoltaicos é aplicável à produção ligada à rede de energia. Um inversor é necessário, neste caso, para converter a corrente contínua para corrente alternada.

Painéis fotovoltaicos integrados às construções

Atualmente é comum a instalação de painéis solares fotovoltaicos no telhado de um edifício, quer como fonte principal de energia elétrica ou como uma fonte alternativa de fornecimento de energia. Os edifícios com sistemas fotovoltaicos integrados estão entre os principais destaques da indústria fotovoltaica. Basicamente, um painel é integrado no telhado de um edifício ou em uma parede. Além disso, um edifício já existente pode ter matrizes adaptadas a eles, sendo que, neste caso, a montagem é feita em cima da estrutura do telhado. Outra opção é instalar os painéis em um local separado, desde que seja ligado à construção por intermédio de cabos que levem a corrente elétrica até os apartamentos e salas comerciais. A energia fotovoltaica tem diversos outros modos de uso e também ajudou na redução do risco ambiental que as fontes de energia convencionais, tais como queima de fósseis vêm causando ao longo de todos os anos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia