Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

10 passos para a manutenção em compressores de ar

Os compressores de ar são equipamentos importantes e devem receber manutenção periódica.

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Manutenção em compressores de arOs compressores de ar são equipamentos importantes para fornecer ar comprimido em um determinado espaço, como em motores a jato, em geladeiras, aparelhos de ar condicionado e muitos outros equipamentos, inclusive os de fim industrial. A compressão do ar confere mais potência a determinados tipos de motores e sua aplicação pode fazer muita diferença na produção das empresas. Por isso, garantir sua disponibilidade é algo essencial na planta industrial, sendo de responsabilidade da equipe de manutenção realizar reparos e inspeções periódicas, através de ações e manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A confiabilidade da manutenção em compressores de ar é um fator de destaque para assegurar o bom funcionamento das máquinas bem como manter seu desempenho sempre de modo satisfatório. Pra atingir este objetivo, elaboramos 10 passos primordiais em manutenção que nunca devem ser deixados de lado, especialmente nas grandes paradas de manutenção nas industriais.

Passo 1: Leitura do manual do compressor

Por mais irrelevante que pareça, antes de começar a fazer vistorias em um compressor de ar, é sempre aconselhável que o técnico conheça todas as funções e operações da máquina. Por mais experiência no ramo, ler previamente o manual do equipamento garante que nenhum tipo de acidente ocorra devido a surpresas indesejáveis.

Passo 2: Drenagem da umidade dos tanques do compressor

O tanque coletor recolhe a umidade do ar que está comprimindo - especialmente se o equipamento está em um clima úmido. A maioria dos tanques possui uma válvula para drenar a umidade que se acumula e essas válvulas devem ser vistoriadas, bem como tanques precisam ser drenados periodicamente. Antes de drenar a água é importante iberar a pressão do ar dos tanques.

Compressor de ar industrial

Compressor de ar industrial

Passo 3: Limpeza das aberturas de entrada do compressor

Caso a máquina funcione em um ambiente sujo e poluído, cabe lembrar que a limpeza das aberturas de entrada do compressor é um fator essencial para garantir o bom desempenho do equipamento. Isso evita entupimentos que forçariam o motor a trabalhar de forma mais exigente, perdendo seu poder de compressão e levando a máquina a avarias e falhas.

Passo 4: Aperto de todos os parafusos do compressor

Com o passar do tempo, a vibração do motor pode soltar os parafusos e porcas. Por isso, é aconselhável verificar periodicamente estes dispositivos e apertá-los na devida medida para que nenhum compartimento fique solto.

Passo 5: Verificar as mangueiras regularmente

É importante verificar todas as mangueiras do compressor de ar periodicamente. Se elas estiverem rachados, deformados ou corroídos poderão em breve começar a vazar e, em seguida, colocar a tensão indevida sobre o resto dos componentes do compressor. Caso estejam danificadas, o ideal é mesmo a substituição das mangueiras.

Passo 6: Verificar e mudar filtros de ar do compressor como requerido

Um filtro de ar sujo é prejudica o compressor de ar, permitindo que o ar sujo entre no equipamento, além de forçá-lo a trabalhar mais para que haja a entrada de ar. Verifique os filtros regularmente e troque-os caso perceba uma obstrução com poeira e sujeira. O ideal é que essa troca de peças aconteça de seis em seis meses.

Passo 7: Limpeza do tanque de combustível do compressor

Como acontece com qualquer motor é necessário limpar periodicamente o tanque de combustível para garantir boas condições de funcionamento. O motor do compressor deve ser limpo pelo menos uma vez por ano ou mais a fim de eliminar qualquer resíduo devido ao combustível. Isto irá preservar a vida do motor por muito mais tempo, aumentando sua vida útil e melhorando seu desempenho.

Passo 8: Checar e mudar o óleo do compressor

A cada 500-1000 horas de uso do compressor o óleo deve ser trocado para evitar o surgimento de falhas e outros problemas relacionados.

Passo 9: Alterar o elemento separador

O elemento separador impede o uso excessivo do lubrificante, mas tem que ser substituído periodicamente. Para isso, deve-se manter o compressor em condições superiores, substituindo o elemento separador cada 1.000 horas de operação.

Passo 10: Limpeza dos trocadores de calor do compressor

Caso os trocadores de calor estejam sujos, então eles não podem desempenhar suas funções como o planejado, que é reduzir a temperatura de funcionamento do compressor de ar. A limpeza regular mantém a temperatura de funcionamento e aumenta a vida útil do compressor de ar.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google