Precauções em segurança do trabalho nas indústriasEm qualquer profissão técnica especializada, é preciso saber lidar com equipamentos que podem causar ferimentos graves e danos, quando usados de forma inadequada. Algumas precauções em segurança do trabalho nas indústrias são importantes, como utilizar o equipamento após o treinamento adequado, e também deve haver um supervisor para fiscalizar o método de tratamento até que o operário se torne proficiente e pronto para operar o equipamento de maneira confortável e segura.

A adesão a normas de segurança do trabalho deve ser considerada uma prioridade dentro das empresas e indústrias, pois existem políticas, procedimentos e soluções previstos para fazer cada trabalho. No caso de um trabalho de solda, o emprego de luvas, protetores oculares e kits de proteção são essenciais para garantir a segurança contra qualquer tipo de desastre. Por razões de segurança e eficiência, todas as ferramentas de segurança devem ser constantemente verificadas.

Afinal, um pequeno erro pode levar a um dano ou mesmo à morte. Tomemos um exemplo da indústria de transporte de carga, em que as cintas e correntes são aplicadas para prender as cargas pesadas nos caminhões. Nesse caso, os equipamentos de proteção devem ser utilizados, bem como os dispositivos para prender a carga devem passar por inspeções e manutenção periódica. Outras condições como a composição do ar e padrões de acidentes deve ser verificada ao longo do tempo. Além disso, os instrumentos devem ser verificados a partir do ponto de vista ergonômico, a fim de considerar o conforto dos funcionários.

É sempre aconselhável ter também alguns cartazes de segurança colocados em torno do local de trabalho. Estes cartazes auxiliarão a esclarecer dúvidas dos funcionários bem como serve de alerta para os possíveis danos à saúde ocasionados pela falta de equipamentos de proteção individual adequados. Os funcionários devem frequentar as aulas de segurança e treinamentos para se atualizar sobre a legislação vigente em segurança do trabalho. Muitos funcionários não levam a sério e atuam com negligência, esquecendo-se da importância do uso dos EPI’s. Vale ter em mente que a saúde e o bem-estar é essencial para tornar o operador capaz desempenhar as tarefas com em um bom nível de satisfação. Por isso, é fundamental nunca relaxar no local de trabalho, aderir às normas de segurança, verificar regularmente as ferramentas e participar de programas de segurança.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho