Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Equipamentos de Proteção Individual usados em fábricas de produtos químicos

Nas plantas químicas é grande o risco de acidentes de trabalho. Por isso, o uso de equipamentos de segurança é essencial para que não haja contato direto com substâncias químicas.

Mais notícias relacionadas a segurança do trabalho:

Conceito de segurança intrínseca
Equipamento deve ser incapaz de liberar energia perto de materiais perigosos.


O que é um coletor de pó
Equipamento é fundamental para proteger trabalhadores dos efeitos nocivos da poeira eliminada com o trabalho ...


Princípios de segurança industrial
Apesar da pressão imposta pela demanda ou por gerentes e diretores, regulamentos de segurança nunca ...


Equipamentos de Proteção Individual usados em fábricas de produtos químicosNeste artigo vamos falar sobre os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados em fábricas de produtos químicos. Em cada planta química, o processo de trabalho exige diferentes equipamentos de proteção individual, dependendo das tarefas a serem desempenhadas e seu grau de periculosidade. Os equipamentos de segurança são dispositivos destinados a proteger os trabalhadores de acidentes de trabalho graves ou doenças decorrentes do contato com agentes químicos, radiológicos, físicos, elétricos, mecânicos e outros perigos existentes e oferecidos no local de trabalho.

Antes de decidir usar um modelo de EPI, a primeira coisa a fazer é identificar os perigos associados a uma determinada obra ou trabalho, avaliar os riscos e, em seguida, selecionar o método de controle em segurança do trabalho mais adequado, seguindo a hierarquia de controle de risco. Logo abaixo, selecionamos os tipos mais comuns de equipamento de proteção e suas finalidades.


Tipos de equipamentos de proteção individual

Capacetes de segurança: protegem a cabeça de perigos como o impacto da queda ou objetos voadores, incluindo o risco de bater a cabeça contra máquinas e outros dispositivos, evitando que o cabelo fique emaranhado, aumentando o risco de contato com fiação elétrica exposta ou alguns de seus componentes.

Óculos de proteção ou protetores oculares: as lentes resguardam os olhos contra os riscos, tais como pó de produtos químicos ou respingos de metal, além de partículas, gases ou vapores corrosivos ou radiação. Alguns exemplos de dispositivos de proteção para os olhos são os óculos de segurança e óculos de solda a laser.

Proteção de face: os equipamentos de segurança de proteção de face abrigam a face contra poeira, respingos ou pulverização de produtos químicos perigosos, faíscas, respingos de metal, e assim por diante. Alguns dispositivos de proteção de face incluem viseiras de soldagem.

Proteção auditiva: os protetores auriculares protegem os ouvidos contra o elevado nível de ruídos, algo muito comum nas plantas industriais.

Proteção de mão e braços: é essencial proteger a mão e o braço de perigos causados por produtos químicos, choques elétricos, que ocasionam irritação da pele e queimaduras, devido às temperaturas extremas e à abrasão, além dos cortes e fraturas. Os aparelhos de proteção de braço incluem luvas especiais.

Proteção para os pés: As botas de borracha de segurança resguardam pés e pernas contra riscos de deslizamentos, queda de objetos, produtos químicos, abrasão, superfície quente e úmida, objetos cortantes, etc.

Proteção respiratória: materiais nocivos podem provocar prejuízos ao sistema respiratório dos operários, pois entrar no organismo por inalação, dando início à insuficiência respiratória. Por isso, é essencial o uso de máscaras de proteção em ambientes onde haja muita poeira e que possa ocorrer inalação de substâncias químicas.

Proteção para o corpo: exemplos de dispositivos de proteção para o corpo são coletes, aventais, macacões descartáveis, macacões convencionais e jaquetas de segurança, como forma de sinalizadores.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a segurança do trabalho:

Segurança na operação de guindastes

Guindastes são equipamentos de diferentes tamanhos e formatos usados para levantar cargas pesadas em diversos locais de trabalho. Essas máquinas são eficientes, rentáveis e bastante seguras ...
Foxconn admite trabalho infantil em suas fábricas

A fabricante de eletrônicos Foxconn, responsável pela montagem eletroeletrônicos para Sony, Apple e Dell, admitiu que contratou trabalhadores menores de idade em uma fábrica na China ...
Usabilidade e ergonomia

Em ergonomia, o conceito de usabilidade envolve fatores humanos e se concentra em fazer as coisas utilizáveis da melhor maneira possível. Isso pode abranger fazer as coisas acess ...
Pesquisa revela falta de confiança no monitoramento de gás

Um levantamento feito no setor industrial no Reino Unido apontou uma série de preocupações em relação aos sistemas de detecção de corrente de gás. A ...
Saiba mais sobre a norma ISO 14644

A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization ou ISO) desenvolve padrões que ajudam os países a atingir objetivos comuns relacionados a segurança, meio ambiente ...
Luvas de látex preto para proteção

Luvas de látex preto são modelos de luvas de proteção que foram corados com um corante negro, de modo que fiquem com coloração preto profundo, em ...
Luvas de PVC ajudam na segurança dos trabalhadores

Cloreto de polivinilo, mais conhecido como PVC, é um termoplástico polímero que é utilizado para revestir o exterior das luvas de segurança, a fim de proporcionar proteção contra ...

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google