Usando anemômetros portáteis para medir a velocidade dos ventosO anemômetro é um dispositivo que é usado para a leitura da velocidade do vento e muitas estações meteorológicas costumam utilizar este dispositivo para detectar e medir a velocidade do vento, bem como muitas indústrias empregam o dispositivo para fins ambientais de medição. A velocidade do vento e a pressão dele pode ser medida facilmente com a ajuda de anemômetros. Os avanços tecnológicos permitiram, com o passar do anos, que este equipamento também fosse adaptado para a perfeita mobilidade do operador, quando foram criados e desenvolvidos os anemômetros portáteis. Devido à estrutura de baixo peso e por ser de fácil manuseio, a medição da velocidade do vento em lugares remotos passou a ser facilitada pelo uso desses dispositivos de mão.

Anemômetro portátil e suas características:

Um anemômetro portátil é um instrumento de controle e medição preciso, seguro e eficaz, mesmo na estrutura do projeto. Assim como no anemômetro convencional, a versão portátil também dá uma leitura perfeita sobre a velocidade vento, sendo um dispositivo fundamental em usinas de geração de energia eólica. Um anemômetro portátil utiliza as ondas de som junto com o vento para detectar as leituras de vento e obter sua exata medida de velocidade. A energia térmica e os raios laser são duas ferramentas básicas que ajudam o dispositivo a encontrar as leituras de vento com total precisão. Anteriormente o anemômetro italiano, o primeiro a ser desenvolvido, ajudou a encontrar a velocidade do vento, mas com as últimas tecnologias que surgiram ao longo dos anos, outros aspectos do acerca do vento também podem ser determinados. Agora, estes dispositivos auxilia também na detecção da temperatura do vento, medida, velocidade, pressão e umidade no ambiente. Assim, as leituras da velocidade do vento com os anemômetros modernos estão mais bem definidas e confiáveis para a procura de valores precisos.

Anemômetro portátil: um instrumento pessoal

Como um anemômetro portátil pode ser apoiado nas mãos sem qualquer dificuldade, ele pode ser usado como um instrumento de controle e medição pessoal ou privado. Qualquer pessoa pode se beneficiar com o uso do dispositivo, mesmo que não seja para fins industriais. Inclusive, muitos para-quedistas utilizam o anemômetro para detectar a direção dos ventos e saber como aproveitá-los da melhor maneira durante as competições profissionais. A versão de bolso de anemômetros também vem à prova de água, que pode flutuar na água. Dessa forma, um anemômetro portátil pode ser dito como um dispositivo único e bastante útil.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação