Como implementar a TPM

Como implementar a TPMTPM ou Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total) é uma nova estratégia de manutenção que surgiu no Japão, como forma de reduzir paradas de manutenção, eliminar desperdícios de material, entre ouros fatores, e que está sendo implantado efetivamente em muitas organizações em todas as partes do mundo.

Contudo, ainda é grande o número organizações ainda incapazes de obter o pleno benefício da implementação de um sistema tão eficaz quando aplicado da forma correta. As razões podem ser alguns fatores ausentes durante a sua execução. Para obter benefícios a partir do plano de Manutenção Produtiva Total é necessário contar com os seguintes fatores-chave que explicaremos logo abaixo.

Liderança e comprometimento da alta direção

A implantação do sistema TPM requer comprometimento da alta administração durante todo o período de implantação. A cúpula de gestores, supervisores e gerentes fornece os recursos necessários para a execução do programa de manutenção. Se a alta gerência não está comprometida para a sua execução, nenhum sucesso pode ser obtido em curto ou longo prazos.

Infra-estrutura organizacional

Para a execução adequada do sistema TPM, a infra-estrutura organizacional da empresa deve estar alinhada com os requisitos da TPM. Deve haver um responsável que lidere todas as ações e planos e outros fatores-chave devem ser identificados para a implementação de forma mais apropriada, de acordo com as diretrizes da empresa e com o orçamento estabelecido para novos programas de manutenção.

Mudança cultural na organização

Todo e qualquer funcionário da organização precisa mostrar total disposição para adotar nova filosofia de trabalho relacionada ao sistema de Manutenção Produtiva Total. E nesse momento, é função da alta administração exercer um papel-chave para as transformações organizacionais e culturais dentro da companhia, já que as etapas posteriores envolvem muito comprometimento e mudanças em hábitos e visão de planejamento.

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento, formação e educação são elementos essenciais para a aplicação de qualquer ferramenta em qualquer organização. No entanto, é ideal identificar as necessidades de formação das equipes de manutenção envolvidas em todo o processo para, em seguida, finalizar o conteúdo adequado para a formação e qualificação do pessoal.

Seleção de Projetos de implantação de Manutenção Produtiva Total

Identificar as áreas ou departamentos onde TPM será aplicada pela primeira vez também é função dos líderes ou gestores. Os setores onde haja maiores necessidades de melhorias ou onde o potencial de melhoria é mais elevado deve ser selecionada como prioridade no escopo de trabalho.

Relação TPM x Fornecedores

É considerado uma boa prática envolver os fornecedores na iniciativa de implantação da TPM. O objetivo é educar e treinar os fornecedores com base nos princípios da TPM para que eles também possam corrigir e eliminar os seus problemas, além de fornecer produtos de boa qualidade e no tempo adequado.

Infraestrutura com informatização

A implementação do sistema TPM requer um sistema de controle informatizado e eficaz para a gestão de todo o planejamento. Isso porque um sistema automatizado monitora de forma ideal os recursos necessários a fim de facilitar as tomadas de decisão estratégicas para a organização.

Participação do setor de Finanças

O departamento de finanças deve estar envolvido na fase inicial de implementação do TPM, de modo que a entrada de recursos e benefícios obtidos sejam rastreados. O projeto só se torna viável caso os benefícios sejam muito compensadores co relação aos custos iniciais de implantação do programa de Manutenção Produtiva Total.

A implementação do TPM não é uma solução dias, mas, sim, um plano de ação a longo prazo. Dessa forma, as empresas não precisam se apressar para obter vantagens, porque, uma vez que a TPM seja aplicada de forma coerente com a visão da empresa, contando com o comprometimento da alta administração e com os recursos necessários, o sistema certamente levará grandes benéficos à organização.

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