Motores elétricos de velocidade variávelMotores elétricos de velocidade variável diminuem o uso de eletricidade gerando economia tanto para empresas como para o consumidor final. Uma unidade de freqüência variável é um sistema para controlar a velocidade de rotação de uma corrente alternada (CA) do motor elétrico, regulando a freqüência da energia elétrica fornecida ao motor. O consumo de energia elétrica é significativamente afetado pela utilização de motores elétricos de velocidade variável. Eles também são usados em muitas indústrias.

Alguns desses motores são usados em grandes sistemas de ventilação de edifícios comerciais. Motores elétricos de velocidade variável podem economizar energia, controlando o volume de ar necessário para a ventilação do edifício. O uso de motores elétricos de velocidade variável inclui a fabricação de cimento, plástico, sistemas de elevadores, fabricação de papel, impressão, embalagens de alimentos, metalurgia e engenharia química. Outros usos são nas bombas, correias e unidades de máquinas ferramenta, e ainda uma infinidade de outras aplicações que exigem variação e regulagem de velocidade. Geralmente o sistema consiste de um motor AC, interface com o operador bem como um controlador.

Normalmente são fáceis de manter, devido à estrutura simples, confiabilidade, e tempo de vida útil. Quando for necessária a manutenção dos motores é importante contratar uma empresa que possui técnicos certificados para trabalhar com sistemas de motores elétricos. É importante escolher uma empresa que tem um histórico de manutenção de motores elétricos e sistemas industriais.

Motores elétricos de velocidade variável são fundamentais nesses tempos altos custos de energia. Apesar de sua eficiência energética é dependente de muitos fatores e a velocidade variável do motor deve ser um elemento chave em seu projeto de sistemas. Escolhendo um tipo ineficiente ou incorreto de motor, pode criar enormes ineficiências. Como resultado, a produtividade industrial global e as receitas podem cair com o aumento das necessidades energéticas. Certifique-se de consultar uma empresa que tem um histórico de concepção de sistemas energeticamente eficientes em seu setor antes de escolher um motor.

Sobre motores elétricos:

Motores elétricos usam a energia elétrica para produzir a energia mecânica, geralmente através da interação de campos magnéticos e os fios condutores de corrente. O processo inverso produz energia elétrica a partir da energia mecânica, é realizado por um gerador ou dínamo. Muitos tipos de motores elétricos podem ser usados como geradores, e vice-versa. Por exemplo, um gerador de arranque para uma turbina a gás ou motores de tração usados em veículos executam frequentemente ambas as tarefas.

Motores elétricos são encontrados em diversas aplicações, como ventiladores industriais, bombas, máquinas-ferramentas, eletrodomésticos, ferramentas elétricas e unidades de disco. Podem ser alimentados por corrente contínua CC (por exemplo, a bateria do dispositivo portátil alimentado ou automóvel), ou por corrente alternada CA da distribuição da rede elétrica central.

Os motores menores podem ser encontrados até mesmo em relógios de pulso elétricos.  Médios motores de dimensões e características altamente padronizados fornecem energia mecânica para usos industriais e comerciais. Os maiores motores elétricos são muito utilizados para a propulsão de navios de grande porte e para fins tais como compressores de grande porte e com milhões de watts. Os motores elétricos podem ser classificados pela fonte de energia elétrica, por sua construção interna, por sua aplicação, ou pelo tipo de movimento que dão.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica