Placas de isolamento térmico e suas aplicaçõesAs placas de isolamento térmico são fabricadas a partir de diferentes tipos de material isolante. São folhas que têm qualidades de isolamento térmico, e são colocadas em telhados e coberturas onde a perda de calor pode ser um problema, causando custos desnecessários com refrigeração.

As placas estão disponíveis em diversos tamanhos, e podem ser cortadas para caber no espaço desejado. A fixação adequada pode ser através da colagem, com o uso de pregos ou parafusos. Placas isolantes são feitas de vários materiais isolantes, e muito comumente fabricadas com espumas rígidas isolantes com uma folha fina de alumínio refletindo a luz em um ou ambos os lados.

As áreas de um edifício que geralmente necessitam de placas de isolamento térmico ou aplicações similares são o telhado e paredes exteriores. Eles são geralmente fixados no edifício no momento da construção, porém as placas não são geralmente instaladas em pisos ou tetos, e podem ser aplicadas mais tarde na reforma ou manutenção dos edifícios, se assim o desejar.

Em muitos edifícios e, em particular no setor da habitação, geralmente representam mais de 20% da superfície externa do prédio. Isto significa que muitas vezes inferior a 80% do prédio é realmente isolado.

Recentes modernos métodos de construção têm visto um aumento na popularidade de aço emoldurado tanto em edifícios para empreendimentos comerciais e residenciais. Isso acontece porque os painéis emoldurados são construídos fora do local e depois transportados para o local onde os edifícios são construídos.

Para reduzir a perda de calor de uma camada isolante térmica, normalmente alguma forma de painéis isolantes é colocada do lado de fora da moldura para eliminar pontes térmicas através dos parafusos de metal. Isto é conhecido como a construção de quadros quente.
Placas de isolamento térmico tem uso muito comum como suprimento industrial em suas diversas aplicações.

Sobre o isolamento térmico:

O isolamento térmico é um termo que pode referir-se aos materiais utilizados para reduzir a taxa de transferência de calor através da isolação térmica, ou os métodos e processos utilizados para reduzir a transferência de calor, energia térmica que pode ser transferida por condução, convenção, radiação ou movimento real do material de um local para outro. Para os fins deste artigo, apenas os três primeiros mecanismos precisam ser considerados. O isolamento térmico é o método de impedir que o calor escape de um recipiente ou de entrar no recipiente. Em outras palavras, isolamento térmico pode manter uma área fechada e quente, como por exemplo um edifício, ou pode manter o interior de um recipiente frio. Os isolantes são utilizados para minimizar a transferência de energia térmica. Em isolamento, o valor de R é uma indicação de quão bem um material isolante térmico, isola. O fluxo de calor pode ser reduzido, abordando um ou mais desses mecanismos e é dependente das propriedades físicas do material empregado para fazer isso.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais