Engenharia de LogísticaO ramo de Engenharia de Logística lida principalmente com a aplicação de métodos de engenharia para resolver problemas de logística. A Logística é a ciência do planejamento, organização e execução de atividades para entregar os bens ou serviços necessários no local correto e na hora certa, e que engloba serviços como armazenagem, estocagem, transporte, movimentação de materiais, gerenciamento de informações e processamento de pedidos. O intuito da Engenharia de Logística suporta todas as fases de uma atividade para satisfazer as necessidades do cliente e tornar a empresa um player mais competitivo no mercado.

Para tornar os processos logísticos mais seguros e rentáveis, as tecnologias modernas e sistemas de controle são essenciais para a gestão de materiais, serviços e para alcançar os objetivos financeiros. Portanto, a Engenharia Logística também tem como finalidade improvisar novos materiais para atender as necessidades de armazenamento e transporte com desempenho eficaz e com custos mais baixos. Estratégias de gestão, metodologias de pesquisa, engenharia industrial, gestão da cadeia de fornecimento, garantia de qualidade e simulação de sistemas e modelagem são módulos integrados na área de Engenharia Logística. Esta ligação sustenta a área funcional de logística, tais como os setores de aquisição, manutenção, transporte, disposição e distribuição.

O rastreamento também é um método utilizado em gestão de logística para aumentar a eficiência e a confiabilidade do processo de distribuição. O método de rastrear o status dos produtos encomendados estabelece uma relação de maior confiança entre cliente e fornecedor, o que é necessário para continuar a manter as relações comerciais. Para facilitar todos os trâmites, alguns modelos analíticos e de simulações de computador ajudam a melhorar o desempenho e integram todos os departamentos logísticos. A boa execução de processos de engenharia logística garante confiabilidade operacional, menor custo de manutenção, segurança pessoal e eficácia na entrega dos produtos e serviços.

Por isso é que a automação dos processos logísticos tornou-se tão essencial para as empresas, e cada vez mais elas utilizam softwares específicos para agilizar todas as etapas da cadeia de suprimentos, o supply chain, pois a automação do sistema contribuirá para a melhoria do processo produtivo. Engenharia de Logística auxilia a racionalizar o processo dos serviços de logística, aumenta a satisfação do cliente e garante os objetivos de negócio a nível mundial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística