Prensas hidráulicasA prensa hidráulica é uma máquina industrial que usa a pressão hidráulica a fim de exercer força sobre um objeto. Também conhecido como prensas Bramah, em homenagem ao nome do seu inventor, Joseph Bramah, as prensas hidráulicas dependem princípio de Pascal para funcionar. Considerado o mais comum e mais eficiente tipo de prensa industrial, as prensas hidráulicas aplicam uma grande força ou pressão sobre o objeto que se deseja prensar, algo que não pode ser alcançado usando prensas pneumáticas ou prensas mecânicas. Há muitos tipos diferentes de prensas hidráulicas, cada um com seu próprio conjunto de aplicações, embora haja algumas diferenças básicas em cada modelo de prensa.

Por exemplo, as prensas hidráulicas C-frame são usadas em uma ampla variedade de operações industriais, incluindo formação, retificação, corte, perfuração e desenho. As prensas C-frame podem ser operadas manualmente ou automaticamente e ocupam menos espaço. Já as prensas H-frame são aplicadas para fazer frisos, dobras, perfuração e corte, e se diferem de prensas C-frame, por causa da soldagem na sua estrutura em forma de H. Prensas hidráulicas de laminação e prensas a vácuo, por outro lado, são operadas manualmente apresentam um aproveitamento menor em relação ao número de tarefas que desempenham, sendo mais destinadas para a aplicação de películas em uma vasta gama de materiais, bem como para promover as camadas de plastificação em certos materiais para a indústria eletrônica, como no caso dos cartões de crédito.

Prensas hidráulicas de estamparia são destinadas a tarefas específicas e são empregadas para duas das principais finalidades da modelagem ou corte de materiais por deformação, sendo bastante aproveitada nas indústrias metalúrgica e automobilística. As prensas hidráulicas de transferência são utilizadas para a estampagem e moldagem de plástico, borracha e metal, como na indústria aeroespacial.

As prensas hidráulicas são acionadas por cilindros hidráulicos, que fornecem força através da pressão do fluido. A forma básica de uma prensa hidráulica é composta por um conjunto de cilindros, pistões, também chamado de socos, hidráulicos e uma bigorna. Tipicamente construídas em aço inoxidável e outros materiais duráveis, as prensas hidráulicas estão disponíveis em configurações simples e com multitarefa. As prensas simples são compostas por um único conjunto de ferramentas, já as multitarefa possuem vários conjuntos de ferramentas, que propicia à máquina operar em vários materiais ou realizar operações de prensa em vários materiais simples ou múltiplos. Empresas no Brasil como a Eka, a Menegotto e a Hidral Mac são especialistas em fabricação de prensas hidráulicas, com diferentes modelos, para atender ao setor industrial por todo o Brasil. Essas fabricantes são uma boa alternativa para as empresas que precisam adquirir prensas hidráulicas novas, contudo, muitos leilões de máquinas industriais também comercializam prensas usadas, porém em bom estado de funcionamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos