Aplicação do método Kaizen no Lean Manufacturing

Aplicação do método Kaizen no Lean ManufacturingO método Kaizen é uma ferramenta poderosa no processo de manufatura enxuta. A metodologia permite resultados concretos, em que é possível tomar decisões rápidas para uma determinada área ou processo, a fim de melhorá-los. Kaizen significa, em termos gerais, a melhoria contínua, e sua aplicação no lean manufacturing e durante as ações de manutenção são uma forma eficaz de fazer algo acontecer rapidamente, especialmente quando não há tempo hábil para planejar quais medidas serão tomadas em caso de riscos de paralisação na produção, seja por qual motivo for.

Na gestão de negócios, Kaizen é um método japonês que atualmente vem sendo usado a nível internacional para melhor atender os ambientes de negócios. Kaizen, na sua tradução literal, significa “tornar-se bom através da mudança”. O conceito mais básico de Kaizen é de que é indicado para a reestruturação e organização de todos os aspectos de um sistema para assegurar que ela permaneça no ponto máximo de eficiência.

As maiores vantagens do método Kaizen são os resultados imediatos. Esse é o maior ponto forte da ferramenta Kaizen quando aplicado ao Lean manufacturing e também à gestão de manutenção de uma indústria. A metodologia Kaizen aplicada à manutenção, por exemplo, tem se mostrado eficaz em algumas das grandes empresas japonesas e ocidentais, e muitas das grandes corporações nos Estados Unidos e Europa estão adotando este modelo.

O modelo de gestão de manufatura Kaizen baseia em cinco elementos principais:

Círculos da Qualidade: Grupos que se reúnem para discutir os níveis de qualidade sobre todos os aspectos da gestão de uma empresa.

Melhoria da moral: a moral forte entre os trabalhadores é um passo fundamental para alcançar a eficiência de longo prazo, além de produtividade.

Trabalho em equipe: Uma empresa forte é uma empresa em que todos os funcionários estão comprometidos co os objetivos comuns da organização. Nesse quesito, Kaizen colabora para que todos os departamentos estejam intregrados, visando o crescimento sustentável da empresa.

Disciplina: Uma equipe não pode ter sucesso sem que cada membro seja forte e empenhado nas suas tarefas. Um compromisso com a disciplina pessoal de cada funcionário garante que a equipe continue forte.

Sugestões para Melhoria: Ao solicitar o feedback de cada membro da equipe, a gestão assegura que todos os problemas sejam verificados e tratados antes que se tornem graves e crônicos.

Enquanto muitos modelos ocidentais de sistemas que visem aumentar a produtividade dos negócios criem mudanças radicais e drásticas na obtenção de melhorias imediatas, Kaizen tem uma abordagem contínua, de longo prazo para melhorar os processos de produção, embora com soluções de curto prazo que possibilitem rápidas tomadas de decisão. Essa característica faz com que as empresas que utilizam a abordagem Kaizen como melhoria contínua sejam muito mais orientadas para o bem-estar de seus funcionários, o que, de certa forma, acabará gerando mais comprometimento por parte das equipes e rendendo mais lucros para a empresa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password