Vantagens de um ISO 9001 para o Sistema de Gestão da QualidadeA certificação ISO 9001 destina-se a qualquer organização, independentemente do tamanho ou tipo de produto que fabrica e comercializa, incluindo serviços. De acordo com a norma ISO 9001 há uma série de requisitos que uma organização deve cumprir para atender ao cliente, como requisitos regulamentares e estatutários. Garantir a satisfação do cliente através do sistema de gestão da qualidade é um objetivo essencial da norma. O ISO 9001 também inclui elementos que necessitam de monitoria e medição dos processos e melhoria contínua, inclusive na manutenção.

A fim de obter a certificação de melhoria a organização deve ter um sistema documentado de gestão de qualidade, sendo que os três objetivos primordiais da documentação deve ser para otimizar a comunicação de informações, a prova de conformidade e partilha de conhecimentos. A documentação relativa ao sistema de gestão da qualidade pode estar em qualquer forma ou tipo de suporte, como em papel, em sistemas eletrônicos ou arquivada em imagens. Um sistema de gestão compatível com a qualidade deverá abordar elementos fundamentais da norma. Há cinco seções que descrevem os requisitos de um sistema compatível, como a Seção 4 - Sistema de Gestão da Qualidade, Seção 5 - Gestão de Responsabilidade, Seção 6 - Gestão de Recursos, Seção 7 - Realização da medição do produto e Seção 8 - Análise.

A seção 4 da ISO 9001 exige que uma organização conte com um sistema documentado, com procedimentos para controle de documentos e registros. Já a seção 5 estabelece que o sistema de gestão da qualidade inclua uma política de qualidade com o intuito de que a gerência sênior demonstre o compromisso para com a gestão, com atribuição de responsabilidades e autoridade e realização de análises de gestão.

A seção 6 da norma determina que o sistema de gestão analise as necessidades de recursos, incluindo os recursos humanos e formação de pessoal qualificado, com boa infra-estrutura e ambiente de trabalho. A Seção 7 da norma ISSO 9001 define os requisitos para o planejamento, concepção e desenvolvimento, compras, produção, controle de propriedade do cliente e de monitoria e medição. Já a Seção 8 decreta os requisitos de qualidade de gestão do sistema de medição, controle e melhoria e inclui sub-cláusulas de auditoria interna, controle de produto em não conformidade, ações corretivas e preventivas, que são procedimentos obrigatórios definidos pela norma.

A documentação necessária de um sistema para obter a certificação ISO 9001 já não é tão rígida como antes de 2000 e o valor da certificação ISO 9001 para uma organização nunca foi tão elevada. A Certificação envia uma mensagem clara a todos os interessados que a organização está comprometida com altos padrões e melhoria contínua.

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