Carreira em engenharia industrialObservando o atual cenário econômico no Brasil e o progresso industrial dos últimos anos, as oportunidades de carreira em engenharia industrial são bastante promissoras, especialmente se levarmos em conta que o setor vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil. Com o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) aumento significativamente o número de vagas para engenheiros qualificados. Porém, grande parte das empresas ressalta que não conseguem preencher as vagas por falta de profissionais no mercado. A carreira em engenharia caiu em descrédito por parte dos estudantes devido à estagnação que aconteceu entre as décadas de 1980 e 1990. Contudo, há alguns anos, o setor industrial voltou a se expandir e a necessidade de profissionais formados tornou-se ainda mais forte.

Trabalho de Engenheiro Industrial

A estimativa do custo de produção, a criação do design de produtos eficazes, o desenvolvimento de padrões de produção, revisão de programas de produção, a delegação de competências para os trabalhadores e conclusão da produção dentro dos prazos indicados são as principais tarefas executadas por um engenheiro especializado em engenharia industrial.

Um Engenheiro Industrial estipula os objetivos de controle de qualidade, além de resolver qualquer tipo de problema que ocorra durante o processo de produção. Seu foco principal é sempre sobre a produção eficiente e a minimização de custos. Ele também mantém uma atualização do status do projeto, compras, fabricação e processos de produção. Além disso, o design, concepção e projeto de equipamentos e materiais são resumidos por ele.

Qualificações e requisitos exigidos

Conhecimento mecânico é um aspecto sem o qual uma pessoa não pode realizar o sonho de fazer uma carreira em engenharia industrial. Um diploma de engenharia juntamente com o conhecimento de produção industrial e tecnologia é a principal qualificação necessária para um emprego de engenheiro industrial. Um senso de design afiado, fluência no idioma Inglês e conhecimentos de informática são os outros requisitos básicos para fazer o trabalho de um engenheiro industrial. O curso de MBA também é um fator diferencial os dias de hoje, pois amplia os conhecimentos e habilidades em gestão, essencial para comandar equipes e fazer tomadas de decisão de forma eficaz e ágil.

A sólida formação em Matemática é obrigatória porque o trabalho consiste na aplicação de aritmética, cálculos, álgebra, geometria e estatística. O perfil do emprego em engenharia também determina um comando de gestão e princípios de administração que são as ferramentas básicas para a alocação de recursos, produção e planejamento estratégico e também trabalho de coordenação e delegação de tarefas responsabilidades.

A capacidade de pensar logicamente e de forma crítica ajuda os engenheiros a pesar as várias opções disponíveis e tomar a melhor decisão em favor de uma produção mais eficiente. Os profissionais de engenharia desse ramo devem também possuir um senso apurado de observação e rápida capacidade de leitura para tomar as medidas desejadas em questões de segundos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial