Lubrificantes de silicone para fins industriaisOs lubrificantes de silicone são suprimentos versáteis na manutenção de equipamentos, pois têm a capacidade de serem lubrificantes secos ou líquidos, dependendo da composição do material. Como um material solúvel em água, os lubrificantes de silicone fornecem proteção contra umidade, o que lhes permite também atuar como selantes. Algumas das muitas vantagens do lubrificante de silicone incluem baixo atrito, capacidade de ser usado em altas temperaturas e alta resistência à oxidação. Além disso, os lubrificantes à base de silicone são capazes de permanecer em estado líquido à temperatura ambiente, como resultado de sua baixa interação molecular.

Como o silicone não é reativo à maioria das substâncias, o lubrificante com silicone pode ser empregado em uma ampla gama de produtos com diversas aplicações, incluindo mecanismos de deslizamento, juntas, dobradiças, torneiras e selos, equipamentos odontológicos e outros. Como resultado da sua aplicação ampla, os lubrificantes com silicone são frequentemente utilizados em indústrias como a aeroespacial, automotiva, comercial, eletrônica, farmacêutica, química e militar. Além de reduzir o atrito entre dois materiais em movimento, o lubrificante feito com silicone pode ser usado para aplicações de transferência de energia.

Os lubrificantes de silicone são os mais comumente encontrados sob a forma de graxa ou como um revestimento. Além disso, esses produtos também são produzidos na forma de compostos de silicone, cola e dispersões. A graxa de silicone é o tipo mais comum de lubrificante feito a partir do silicone, que consiste num meio líquido lubrificante, um agente espessante e aditivos que criam um material semi-sólido. A graxa de silicone é bastante aplicada em peças móveis, tais como rolamentos e é muito popular na indústria automotiva. Como revestimento de silicone é pulverizado sobre o material, ele forma uma película seca que adere à superfície e proporciona uma lubrificação extremamente resistente ao desgaste.

O filme seco proporcionado pelos lubrificantes de silicone permitem o uso em aplicações que os lubrificantes líquidos, tais como graxas ou óleos, não podem ser utilizadas, como no caso de processamento de alimentos, onde o lubrificante líquido poderia revelar-se perigoso se entrasse em contato com o alimento. Os benefícios adicionais dos lubrificantes de silicone incluem inércia para a maioria dos produtos químicos, permitindo ampla utilização em aplicações de processamento químico, bem como a sua alta resistência a ambientes agressivos contra os lubrificantes orgânicos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais