As formas tradicionais de gestão das atividades marítimas, muitas vezes, denotam uma ausência de monitoramento em tempo real e exigem informações que requerem muita interação entre os funcionários. O avanço da tecnologia tem proporcionado muitas opções de sistemas de gestão portuária e operações marítimas para melhor gerir o transporte e a logística, tornando os negócios da empresa mais eficientes e promissores. Para ganhar uma vantagem competitiva no mercado, cada empresa de transporte e logística deve assegurar que as mais avançadas ferramentas tecnológicas estão adaptadas para melhorar as atividades de processos de negócios.

O comércio internacional tem crescido bastante nos últimos anos e, no caso do Brasil, a exportação de alguns produtos e commodities requer processos logísticos muito bem estruturados. Por isso, é importante para as indústrias dispor de um software de gerenciamento portuário com base nas necessidades específicas da empresa e que atenda de forma satisfatória todas as operações marítimas, de importação e exportação, especialmente com ênfase na logística. Um software de gestão personalizado é essencial no funcionamento de uma empresa, então, esses sistemas são desenvolvidos e projetados para operações de transporte diferentes, tais como entidades marítimas, agências marítimas, operadores de alimentação, NVOCC, agrimensores, terminais de contêineres e outros tipos de serviços e atividades. A criação e o desenvolvimento de novas ferramentas integradas em um único software, o chamado ERP (Enterprise Resource Planning), tem ajudado as empresas em várias partes do mundo a aumentar sua produtividade e competitividade através de uma melhor organização, gestão e planejamento de suas atividades operacionais.

Economia de custos

Uma das principais preocupações de qualquer empresa são os elevados custos operacionais envolvidos em suas atividades diárias. Por ter um software que gera soluções automatizadas, os custos e despesas tornam-se mais visíveis, mais fáceis de controlar e monitorar corretamente. A contratação de um provedor de software de navegação elimina a necessidade de um especialista de TI. Uma interface eficiente, menus funcionais e outros recursos com os mais elevados padrões de qualidade são combinados em um sistema que pode ser concluído em minutos. A maioria destes fornecedores de software tem a sua equipe de suporte técnico para resolver problemas de usabilidade do sistema e outros que possam surgir.

Operações mais eficientes

O software de agenciamento de cargas abrange várias tarefas que vão desde reservas, operações, documentação, gestão de distribuição e apoio nos escritórios. Entradas e saídas de transações são processadas e documentadas com mais facilidade, sem necessidade de redigitação, otimizando tempo e evitando possíveis erros de digitação. Os processos redundantes são eliminados, assim, um tratamento mais simples e eficaz das atividades operacionais torna-se possível. Todas essas atividades são incorporadas a um sistema que fornece um recurso econômico para atender às necessidades de gestão de uma empresa.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística