A Embraco instalou neste ano a sexta filial no exterior. A unidade de negócios fica na cidade de Monterrey, norte do México, e compreende um escritório comercial e uma warehouse - depósito onde os produtos são armazenados. A Embraco México comercializará compressores fabricados na matriz, no Brasil, e na planta da Eslováquia, destinados aos clientes de refrigeração tanto doméstica (fabricantes de freezers e geladeiras) como comercial (montadoras de balcões frigoríficos, expositores refrigerados, entre outros).

A escolha da cidade se deve à concentração de fabricantes de produtos de refrigeração. De acordo com o gerente de Vendas Comercial da América Latina, Daílson Farias, isto permite o contato mais freqüente com os clientes, o que facilita a identificação de oportunidades de crescimento para ambos. A cidade fica a 150 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos.

A presença no México foi uma decisão estratégica da Embraco e segue a tendência do competitivo mercado de refrigeração. Farias explica que grandes fabricantes de refrigeradores elegeram o país como base de produção para exportar aos Estados Unidos - o principal mercado da Embraco e onde a empresa detém cerca de 50% de market share. "A presença no México fortalece cada vez mais a nossa marca no mercado norte-americano", afirma. Segundo ele, é também uma oportunidade de aumentar o volume de vendas, pois os clientes passarão a identificar a Embraco como um fornecedor local, não sendo mais necessário ligar para o Brasil ou para os Estados Unidos para realizar seus contatos.

Além da localização privilegiada, a forte vocação para o comércio exterior torna o México atrativo. "O país soube se preparar para receber investimentos estrangeiros, apresentando várias alternativas e uma legislação ágil para facilitar a abertura de novas empresas". Segundo Farias, o México está entre os países com maior número de acordos e tratados de livre comércio com outras nações.

Fundada em março de 1971, a Embraco emprega, em âmbito mundial, mais de 10 mil pessoas. A empresa tem capacidade produtiva de aproximadamente 26 milhões de compressores ao ano e comercializa centenas de modelos adaptados a diferentes mercados, em mais de 80 países. A primeira filial da empresa foi criada em 1987 com a abertura de unidade de negócios nos EUA. Em 1994, foi criada a primeira, na Itália; 1995, abriu fábrica na china; em 1999 surgiu a fábrica da Eslováquia. Em 2003 foi instalada uma unidade de negócios na Itália.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional