Conectores de fibra óptica

Conectores de fibra ópticaOs conectores de fibra óptica são conectores eletrônicos, em que o material utilizado para construí-los é um tipo de fibra óptica. O objetivo principal de um cabo de fibra óptica é a transmissão de energia elétrica a partir de uma fonte de energia para outra fonte disponível. As fibras ópticas são construídas a partir de três componentes principais: o núcleo, o revestimento e o revestimento amortecedor. O núcleo serve para carregar os pulsos de luz, o revestimento reflete os pulsos de luz de volta para o núcleo e o revestimento amortecedor protege tanto o revestimento quanto o núcleo.

Atualmente, a fibra óptica é objeto de um campo de estudo em que há uma sobreposição entre a ciência aplicada e a engenharia, e, basicamente, consiste na construção e posterior aplicação desse material não só nos conectores de energia elétrica, mas também em outros objetos e peças, tanto do setor industrial quanto de outros setores. Há uma gama diversificada de aplicações da fibra óptica na indústria envolvendo os conectores de fibra ótica, incluindo: telecomunicações, em que a transmissão da comunicação é ativada através das bandas largas; produção industrial, de controle e isolamento de tensão em diversos sistemas elétricos, automotivos, para as redes elétricas em veículos automóveis, caminhões, vans, veículos utilitários desportivos, equipamento para jogos, sistemas de áudio, placas, para a conexão de vários equipamentos e instrumentação para circuitos elétricos.

A princípio, o funcionamento das fibras ópticas baseia-se na utilização de pulsos de luz, a fim de transportar até 10 milhões de mensagens elétricas. Em termos de conectores de fibra óptica, o objetivo principal é alinhar e acoplar uma ou mais fibras ópticas, o que é chamado de fusão de fibra óptica, para funcionar como um meio de transmissão e recepção de dados, anexando uma variedade de outros equipamentos de fibra óptica. Existe uma vasta gama de tipos de conectores de fibra óptica, e alguns dos tipos mais comuns incluem: conectores biônicos, conectores D4, conectores FC e conectores FDDI e MTP.

Os conectores de fibra óptica biônica são fabricados com extremidades afiladas, a fim de melhor atender aos pedidos de precisão que exigem baixa perda de inserção. Já os conectores de fibra óptica D4 são fabricados a partir de um compósito de zircônia com ponteira de cerâmica, com o intuito de proporcionar durabilidade e funcionalidade, ampliando a cobertura da fibra óptica. Os conectores FC são fabricados a partir de uma cerâmica de zircônia e oferecem características de repetibilidade. Os conectores FDDI são fabricados principalmente para uso em sistemas FDD e os conectores MTP são mais adequados para uso em aplicações de alta densidade e apresentam um design em forma de rosca.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password