Aquecedores elétricos para indústrias ou residênciasAquecedores elétricos compreendem uma ampla categoria de elementos de aquecimento e de dispositivos que são utilizados em ambientes residenciais, comerciais e para aplicações de processos industriais. Tecnicamente falando, um aquecedor elétrico é qualquer dispositivo que é alimentado por energia elétrica e que, por consequência, gera calor. Aquecedores de bobinas e aquecedores de rolamentos fornecem calor localizado a uma determinada área dentro de uma máquina para moldar ou fundir materiais, sendo que os tanques de calor líquido irradiam calor através do ar e preservam o estado fundido de uma substância. Os aquecedores de imersão e aquecedores tubulares costumam ser empregados em aplicações de aquecimento líquido submersão, enquanto os aquecedores de duto tubular geralmente são aplicados para irradiar calor para o ar.

Como o calor é muitas vezes uma parte essencial dos processos de fabricação, vários tipos de aquecedores elétricos industriais devem ser concebidos e produzidos para potências de precisão, escalas de temperatura e tamanho / forma. Na fabricação de embalagens de plástico, confecção de espumas, produção de metal e indústrias de processamento de alimentos, os aquecedores de cartucho são mais frequentemente introduzidos através de um orifício de tamanho personalizado no metal ou nas peças que necessitam de calor ou de alta temperatura localizada.

Elementos de aquecimento dentro de aquecedores elétricos são compostos principalmente de três partes: um núcleo isolante (normalmente de cerâmica), uma bobina condutora de calor envolvida em torno do isolamento e um invólucro que encerra de aço inoxidável, alumínio, níquel ou ferro. Os núcleos isolantes são necessários em todos os tipos de aquecedores elétricos para reter e absorver a energia elétrica para que ele possa ser liberado como energia térmica, envolvendo bobinas ou materiais. A cerâmica é de longe o tipo mais comum de isolamento, apesar de que vários aquecedores elétricos podem utilizar mineral, mica e fibra de vidro isolante, dependendo das necessidades do de aplicação do aquecedor.

Cada tipo de aquecedor elétrico disponível hoje no mercado, seja em loja de aquecedores novos ou usados, vai exigir um padrão de material, de capacidade de temperatura e de alimentação. Sistemas de aquecimento não-elétricos podem envolver carvão, madeira, gás ou água, embora a maioria destas alternativas sejam muito menos eficientes em termos energéticos do que em termos de geração de calor elétrico. Os aquecedores de água elétricos, por exemplo, são mais ecológicos e econômicos do que outros métodos de aquecimento. A segurança é outra preocupação crucial na compra de um aquecedor. É preciso levar em conta a forma como certos aquecedores reagem com determinadas substâncias. Alguns aquecedores são melhores que outros quando aquecem líquidos ou gases. As características de segurança são fatores levados em consideração ao se projetar a construção de um aquecedor elétrico, tais como sinais de alerta. A facilidade de realizar a manutenção do equipamento é outro fator relevante no momento de compra da máquina, pois pode ser um diferencial nos custos de manutenção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos