As vantagens dos fornos elétricos na indústriaFornos elétricos industriais são movidos por eletricidade e servem de alternativa ao uso de fornos ao gás, a vácuo e outros tipos de fornos para aplicações industriais. Estes sistemas de aquecimento são utilizados principalmente para tratamento, desidratação e aplicações de secagem, e não são capazes de atingir temperaturas extremamente altas.

Pode-se considerar que os fornos industriais elétricos são um tipo de forno infravermelho, que utiliza temperatura radiante para aquecer o objeto ao invés de utilizar o ar dentro de dentro do forno. Eles são muito mais eficientes e tornaram-se o mais tipo popular de forno industrial a ser usado para tratamento térmico, aquecimento e secagem, além de pré-aquecimento, e até em cozimento dos alimentos, justamente porque apresentam muitas vantagens em relação aos demais tipos de fornos. Por isso, são máquinas tão requisitadas nos mais diferentes segmentos industriais, como nas indústrias de processamento de alimentos, químicas e farmacêuticas.

Os fornos elétricos industriais, que são o tipo mais comum de fornos infravermelhos, possuem um comportamento muito semelhante ao forno de microondas doméstico que conhecemos. Em vez de aquecer o ar dentro do forno, que em seguida, esquenta os objetos em seu interior, a radiação infravermelha é transferida para um objeto por um painel de aquecimento elétrico com emissão de feixes de microondas, que é alimentado por eletricidade.

A maior parte desses fornos é produzida pelos fabricantes especializados em fornos industriais com caixas de metal fortes feitas com aço inoxidável e variam em formas e tamanhos de acordo com as suas diferentes funções. Os fornos de lote industrial muitas vezes são movidos por eletricidade e podem armazenar grandes quantidades de determinados produtos. A eletricidade é um elemento aplicado em fornos industriais de tratamento, em que os revestimentos em pó são aquecidos e passam por uma reação química que produz um revestimento colorido, forte e resistente.

Um dos fabricantes mais renomados de fornos elétricos no Brasil é a Palley Industrial, fabricante dos fornos elétricos industriais da marca Pallemax. Entre os modelos de fornos elétricos industriais mais comercializados pela Palley estão o E-146, E-148, E-148V e o E-161. Para as empresas que pretendem adquirir este tipo de máquina, também há a possibilidade de comprar fornos elétricos usados em leilões de máquinas que ocorrem pela internet. Os produtos apresentam boa funcionalidade e custam mais baratos do que as máquinas novas, sendo uma boa oportunidade de comprar bons produtos por preços mais baixos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos