Desenho Industrial combina técnica e criatividade

Desenho Industrial combina técnica e criatividadeDesenho Industrial é uma área de conhecimento em que é necessária uma formação específica e para a qual existe um campo de trabalho bastante promissor. Artigos como celulares, sapatos, máquinas e outros objetos são apenas alguns exemplos mais comuns de componentes e objetos que são projetadas pelos designers ou desenhistas industriais. No passado, os designers industriais dependiam quase que exclusivamente no desenho manual e das habilidades para o desenho livre à mão. No entanto, com os avanços da tecnologia digital, o design industrial agora também conta com programas de computador, como o Autocad para desenvolver todos os projetos de forma que as ferramentas do software torne o trabalho mais preciso, rápido e dinâmico.

O desenho industrial é realmente uma profissão artística e criativa em que o escopo do trabalho envolve o aspecto inovador e estético do projeto e desenvolvimento de produtos. Os designers industriais são muitas vezes obrigados a serem multi-talentosos em sua carreira. O profissional que vai executar as funções de desenhista industrial deve reunir seus conhecimentos em engenharia, tecnologia, marketing e também suas habilidades de criação. Por exemplo, as perspectivas e a funcionalidade de muitos produtos de consumo são ditadas pelo designer industrial. Por isso, esta profissão exige o equilíbrio entre praticidade e refinado senso de estética.

Além de artisticamente inclinados, os profissionais formados em Desenho Industrial também devem ser grandes adeptos à tecnologia e ao uso de softwares de desenho para que seu trabalho se torne realizável. Entre os programas mais utilizados pelos designers para projetar um objeto ou uma máquina, por exemplo, estão os criados pela Siemens PLM Software do Brasil. Um deles é o NX, que pode ser integrado aos sistemas CAD/ CAM/ CAE, além de programas como Modelagem 3D poligonal e NURBS, Blender 3D, Autodesk 3Dstudio Max e Rhinoceros 3D.

Por todo o Brasil existem muitas faculdades e universidades que oferecem o curso de Desenho Industrial. Muitas escolas técnicas como o Senac também disponibilizam vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho exercendo uma função importante no segmento industrial. Entre as universidades que oferecem o curso de graduação em Desenho Industrial estão a UNIP, a UnB, a Universidade Mackenzie e as Faculdades Oswaldo Cruz.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password