Ferramentas para rebarbação utilizadas em processos de acabamentoRebarbas são a parte indesejada de metal que ficam nas extremidades dos componentes depois da usinagem. A rebarbação, portanto, é essencial para o acabamento e é comumente feita através do preenchimento ou através de máquinas-ferramenta de rebarbação.

Rebarbação é um processo comum no setor industrial e de processos relacionados a fabricação. O metal passa por um processo demorado, quando ele está sendo trabalhado em sua forma para uso industrial. O processo inclui o corte e solda para criar as peças na forma e nos tamanhos necessários. Com o corte e modelagem em curso, o produto acabado tem algumas cunhas do metal de corte, bordas afiadas ou rebarbas. E para remover e dar um acabamento final são usadas ferramentas de rebarbação.

A rebarbação pode ser realizada de diferentes maneiras e com o uso de muitos tipos de ferramentas de rebarbação. Em primeiro lugar, substâncias abrasivas podem ser usadas. Um pano, por exemplo, pode ser usado para limpar as lascas finas das bordas de um produto acabado ou para polir o metal. Uma segunda opção para peças com entalhes ou deformidades é lixar. Isso pode ser feito à mão com lixa fina ou áspera, dependendo da gravidade da deformidade. Em outros casos, o produto acabado deve ser lixado mais profundamente com o uso de uma máquina ou ferramenta para completar o processo de rebarbação.

Outro método usa enchimentos. Neste método, entalhes ou fissuras na paça são preenchidos por uma substância metálica e terra para criar um acabamento liso. Rebarbação pode ser necessário para mais de uma seção do produto, pois é importante que toda a superfície seja limpa e lisa. Com o auxílio de ferramentas de polimento especial, os trabalhadores podem remover saliências, aparas, e outras anomalias no produto.

A rebarbação em madeira também é um processo importante. Pedaços de madeira na peça que está sendo trabalhada, freqüentemente desenvolvem rebarbas na forma de lascas, aparas, ou ranhuras no acabamento da madeira. Isso requer o uso ferramentas adequadas e técnicas para enchimento para não gerar defeitos aparentes.

No mercado há uma gama de ferramentas de rebarbação muito grande, desde pequenas ferramentas manuais até as elétricaas de médio porte. A escolha da ferramenta adequada é fudamental para o acabamento das peças.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos