Certificação SA 8000 de responsabilidade social

Certificação SA 8000 de responsabilidade socialSA 8000 é uma certificação muito importante e que é focada na responsabilidade social dentro das organizações. É uma certificação internacional que também é considerada uma referência para a melhoria das condições de trabalho. Os princípios da certificação giram em torno das normas de direitos humanos estabelecidos pela comunidade internacional e os mencionados na Organização Internacional do Trabalho e da Convenção das Nações Unidas. A certificação SA 8000 de responsabilidade social é a primeira norma social que exerce uma autonomia completa. Assim como outras certificações, a SA 8000 leva em consideração o desempenho de uma empresa em oito tópicos que incluem: o trabalho infantil, o trabalho forçado, saúde e segurança, carga horária, remuneração, práticas disciplinares , a discriminação e a negociação coletiva.

Essa certificação de responsabilidade social só é atribuída a alguma companhia depois de uma auditoria completa, baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas normas da Organização Internacional do Trabalho, é julgada com parâmetros rigorosos. O órgão auditor realiza uma auditoria interna bastante severa e proíbe o trabalho infantil para crianças com idade inferior a 15 anos. Também não pode haver trabalho forçado, da mesma forma que o ambiente de trabalho deve apresentar-se seguro para a saúde dos funcionários, um item que prioriza também a qualidade de vida de cada colaborador.

Outra questão importante e que está incluída nos requisitos estipulados pela certificação de responsabilidade corporativa social é que não é aceito, em hipótese alguma, que haja algum tipo de discriminação em relação a funcionários com base em fatores como a casta, sexo, religião, origem, deficiência, idade ou orientação sexual. O tempo de trabalho normal para qualquer funcionário é de 48 horas por semana, e nenhum empregado pode ser obrigado a trabalhar além das horas acordados entre ele e a empresa. Os salários pagos devem estar em conformidade com os padrões da indústria.

As instalações certificadas com a SA 8000 podem desfrutar de uma enorme vantagem competitiva entre as demais empresas do mesmo segmento no mercado, e os trabalhadores se sentem mais seguros com o apoio de sindicatos e com as negociações coletivas. A forma como isso se reflete no trabalho do operário é muito positiva, uma fez que a segurança e a satisfação são elementos importantes para o maior empenho e comprometimento de todos os colaboradores. Além de melhorar a imagem da empresa e de sua marca, as indústrias conseguem reter seus talentos humanos com mais eficácia. A certificação é um documento muito precioso em vigor e que todas as empresas devem buscar, não somente para melhorar a qualidade dos serviços a um nível satisfatório, mas para que também seja uma organização empreendedora, inovadora, com conceitos sólidos e com todos os funcionários comprometidos com os ideais de negócios da companhia.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password