Energia eólica: vantagens e desvantagensA energia eólica é uma das mais antigas fontes de energia usadas há mais de 5000 anos para fins de propulsão de embarcações, como veleiros e barcos a vela. Atualmente, a energia eólica é utilizada principalmente para gerar eletricidade, sendo um dos mais avançados setores industriais de aproveitamento de energias renováveis, com potencial para, nos próximos anos, satisfazer a demanda de energia elétrica em todo o mundo.

Ao pensar em vantagens e desvantagens da energia eólica a primeira coisa que nos vêem à mente é de que a energia eólica é uma fonte de energia ecologicamente aceitável, o que significa que, ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia eólica não vai contribuir ainda mais com os impactos negativas sobre o meio ambiente e que geram grandes alterações climáticas ao longo dos anos. Só para dar um exemplo, uma única turbina de vento de 1 MW pode poupar cerca de 2.000 toneladas de dióxido de carbono em um período de um ano.

A energia eólica é também a fonte de energia renovável, ou seja, não pode ser esgotada, diferentemente dos combustíveis fósseis. A energia eólica disponível na atmosfera é mais de cinco vezes superior ao consumo atual de energia do mundo. O potencial de energia eólica sobre o solo, perto da costa, é algo em torno de 72 TW, valor que é considerado cinco vezes mais do que o uso de energia atual no mundo atual sob todas as formas.

A outra vantagem da geração de energia eólica é que as turbinas de vento não precisam de muita manutenção, ou seja, no quesito manutenção, é um meio de geração de energia elétrica relativamente menos onerosa do que outras fontes alternativas de geração de energia e eletricidade. Além disso, o setor de energia eólica está se tornando mais e mais rentável, com diferentes pesquisas sendo elaboradas no sentido de reduzir os custos de instalação, melhorar a eficiência e garantir maior confiabilidade da energia eólica.

Alguns especialistas no assunto prevêem alguns problemas de geração de energia através dos ventos, pois em muitos lugares, o vento não é tão freqüente como em outros locais. Contudo, a criação e a construção de parques eólicos são ações que podem resolver o problema de forma bastante satisfatória. Porém, nesse caso, os custos com a instalação de energia eólica são ainda relativamente elevados. Em algumas áreas, a média de custos de instalação da turbina do moinho de vento atinge uma faixa entre US$ 8.000 a US$ 10.000, o que significa que levaria alguns anos para que as empresas pudessem obter um bom retorno sobre investimento com a geração de energia eólica.

A outra desvantagem da energia eólica é a dificuldade em relação à integração ambiental que pode afetar a estética da paisagem. As instalações de energia eólica também precisam ser cuidadosamente planejadas, implantadas e operadas para minimizar os impactos negativos sobre as populações de animais selvagens.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia