Tornos CNC usados e os cuidados na compraAntes de comprar tornos CNC usados, é importante estar informado sobre as próprias máquinas. Dessa forma, será mais fácil selecionar o melhor torno que atenda sua necessidade e o seu orçamento. Da sigla CNC o NC significa controle numérico que basicamente significa que o torno é controlado por comandos programados em vez de ser controlado manualmente por alavancas. Tornos CNC é uma inovação revolucionária que resultou da introdução dos computadores analógicos e digitais há algumas décadas atrás. 

As máquinas e equipamentos de hoje utilizam a tecnologia CNC e os programas de CAD / CAM são geralmente utilizados. Esses programas sofisticados de computador trabalham em conjunto para extrair certos comandos que são usados para operar a máquina. Depois que a programação é completa, ele é carregado na máquina para que se torne totalmente operacional e para a linha de produção. Os programas são fáceis lidar em qualquer situação, incluindo aquelas que exigem múltiplas ferramentas a serem utilizadas no processo de produção. Em alguns casos, a intervenção humana é necessária para mover o componente ao longo das diferentes máquinas. Em qualquer caso, as etapas de produção mais complicadas são totalmente automatizadas, tornando todo o processo eficiente e produto final quase idêntico ao que estava inicialmente programado pelo sistema.  

O MIT surgiu com o conceito de tornos CNC em 1952. Pouco mudou desde aquela época quanto o conceito básico. O processo de fabricação de uma peça envolve simplesmente uma mesa que se move em dois eixos e inclui uma ferramenta fuso (de profundidade) também. A ferramenta em si é acionada por motores controlados por engrenagens de modo que todos os movimentos são extremamente precisos. Tornos, naturalmente, se tornaram mais sofisticados em suas funcionalidades com o passar dos anos. A segurança foi incorporada e a maioria dos sistemas CNC são controlados eletronicamente de forma que pouca intervenção humana é necessária ou mesmo necessária.

Ao comprar tornos CNC usados, é importante lembrar que a segurança deve ser sua prioridade número 1. Mesmo mais barato, os modelos mais antigos simplesmente não são tão seguros quanto os mais novos. Além disso, considere a substituição e custos de manutenção na avaliação da viabilidade de compra de uma máquina usada. Você pode achar que a compra de um modelo mais novo vai ser realmente mais compensador a longo prazo.

Antes de efetuar a compra, veja se a empresa ou pessoa que está lhe vendendo fornece algum tipo de garantia. Caso contrário uma medida bem prudente e fazer uma inspeção detalhada no equipamento e ver o mesmo funcionando.

Autor(es): Flávio Saraiva

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos